TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobre o texto Introdução ao narcisismo (Freud, 1914) e o filme “Quem você Pensa que sou”

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicanalise II

Atividade sobre o texto Introdução ao narcisismo (Freud, 1914) e o filme “Quem você Pensa que sou”

Liora da Costa Epelbomi

  No filme “quem você pensa que sou” acompanhamos a história de Claire uma personagem que passa por altos e baixos ao criar um perfil falso em uma rede social. Após um divórcio de um casamento de 20 anos e o termino com seu namorado mais jovem Claire tem sua autoestima reduzida. Logo ela sente a necessidade de viver em seu cenário imaginário onde ela ainda tem 24 anos. Em seu mundo particular a personagem parte em busca de aprovação, para garantir assim a preservação de sua autoestima e o sentimento de identidade, os dois muito ameaçados pelo mundo real. E ao se aproximar do jovem Alex consegue amar a si mesma através dos olhos dele (libido objetal). Assim quanto mais libido Claire projeta em Alex (libido objetal), menos energia sobra para sua autoestima (libido do ego) que está abalada. Ficando assim muito envolvida com o rapaz e sendo incapaz de contar a verdade a ele.

  Quando se descobre que a imagem que Claire usa em seu perfil é de sua sobrinha (que agora é a atual de seu ex-marido) fica claro que Claire estabeleceu a sobrinha como seu ideal de eu. E ao se apaixonar por Alex ela faz com que seu ideal de eu se satisfaça com o seu eu ideal. E quando ela percebe que não poderá mais viver em seu cenário imaginário Claire então escreve um livro para assim continuar a disfrutar de seu mundo criado.

  Em uma conversa de Claire com sua psicanalista é possível perceber que o que abala ela não é a perspectiva da morte, mas sim a possibilidade de ficar abandonada (autoestima). Por isso é fácil imaginar que Claire estava ligando para Alex (libido objetal) no fim do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (22.1 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com