TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades para Auxiliar Alunos em Orientação Profissional

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Erik Carvalho, Ruan Borges

Psicologia D1 / Matutino

Atividade 1: Entrevistas sobre gostos pessoais dos estudantes

Objetivo: conhecer possíveis identificações com profissões, de acordo com o que cada estudante gosta de fazer.

Procedimentos: cada aluno será entrevistado rapidamente, não levando mais de 10 minutos para cada um. Tudo ocorrerá em um dia de aula normal, sem prejudicar muito o conteúdo, visto que cada aluno se ausentará por no máximo dez minutos.

Recursos necessários: Uma sala onde houvesse um mínimo de privacidade, permanecendo na mesma somente o aluno a ser entrevistado e o psicólogo. Além de papel e caneta para anotar os dados coletados.

Atividade 2: Ir a campo, experimentar diferentes profissões.

Objetivo: tirar a prova se determinada profissão é de fato o que cada estudante gostaria de fazer futuramente.

Procedimentos: selecionar profissões mais populares e organizar grupos de estudantes, um grupo para cada profissão. Será dado um prazo de até 3 horas para que os estudantes entrem em contato com determinada profissão. Nos dias subsequentes, haverá rodízio dos grupos de forma que todos os alunos possam vivenciar todas as profissões escolhidas.

Recursos necessários: diversos profissionais de diferentes áreas de atuação que se disponham a auxiliar esses estudantes nos dias necessários e pré-estabelecidos, de forma a demonstrar vários aspectos práticos de cada profissão.

Atividade 3: Promover maior aprofundamento das profissões com as quais se identificaram nas atividades anteriores.

Objetivo: se certificar que a profissão com maior identificação é de fato a adequada para o jovem. E prevenir que futuramente ocorra um arrependimento na escolha da profissão por não ter conhecido e/ou vivenciado todos os pontos de cada campo.

Procedimentos: trazer para sala de aula (quando possível) instrumentos usados nas mais diversas áreas, para fortalecer ou eliminar a identificação de cada aluno com determinada profissão. Ou então, ir novamente a campo para uma experimentação mais duradoura e mais aprofundada. Afim de testar também a resistência de cada aluno, para saber se além da identificação, ele será capaz de desenvolver todas as atividades propostas por cada tipo de função.

Recursos necessários: profissionais de diversas áreas que possam ceder materiais, instrumentos de trabalhos, ferramentas, objetos de forma geral que são usados nos campos de cada profissão. Também, estes mesmo profissionais novamente dispostos a ceder seu tempo e proporcionar aos estudantes maior e mais profunda experimentação de cada área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com