TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da Atividade: Nesta atividade o aluno deverá responder a questão

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da Atividade: Nesta atividade o aluno deverá responder a questão e argumentar com exemplo de caso pessoal, se um bebê possui condições intelectuais para explorar o próprio corpo. Segue abaixo minha atividade:

O Desenvolvimento do Bebê

O desenvolvimento na educação infantil segundo Bassedas, Huguet e Solé (1999) acontece em três etapas: maturação, desenvolvimento e aprendizagem.

No primeiro ano de vida, o diálogo entre o bebê e o adulto ocorre de forma afetiva. A comunicação acontece pelo reconhecimento que o bebê faz do tom da voz e pelas expressões e toques corpóreos. Temos o desenvolvimento da área motora, que se relaciona com a globalidade e os segmentos de tudo o que inclui a capacidade de movimento do corpo humano. Um aspecto importante, é a utilização das mãos pelo bebê. A princípio, possui apenas o reflexo da preensão. O bebê utiliza as mãos para explorar seu corpo e o ambiente a sua volta e com o passar do tempo evolui sua movimentação para formas mais precisas para comunicação e participação do mundo.

Como exemplo, tenho como observação minha sobrinha, que desde o nascimento reconhecia a voz da mãe; se estivesse chorando, o contato com o corpo da mãe que a segurava em seus braços, ajudava com que ela se acalmasse. Da mesma forma, por volta dos três, quatro meses, já explorava o seu corpo com as mãos passava horas deitada em seu berço, balançando seus braços e pernas, brincando e segurando os pés. Também já segurava firmemente com as mãos os brinquedos, e sabia por exemplo, o movimento que deveria fazer para que o chocalho fizesse barulho.

Conquistas importantes relacionadas a preparação da locomoção feitas pelo bebê, são o domínio sobre o próprio corpo, como aprender a rolar, sentar e virar-se.

“O bebê nasce com algumas capacidades perceptivas (visão, audição, tato. gustação e olfato) bastante elaboradas, que são a base para o desenvolvimento posterior de todas as outras capacidades e que lhe permite ter contato com o mundo e com as pessoas que o rodeiam.” Bassedas et al (1999).

A comunicação que ocorre entre adultos e bebês nas brincadeiras e cuidados com a criança, são importantes nos avanços das representações mais complexas e na aquisição da linguagem verbal. Através de diversas situações de comunicações que são acompanhadas por ruídos, sinais, palavras, objetos, a criança reconhece e associa a chegada de uma situação esperada. Nesta observação, coloco novamente como exemplo pessoal, minha sobrinha quando começou a comer papinhas por volta dos cinco, seis meses, reconhecia o prato em que era servida a refeição e toda vez que o via ou que alguém pegava o pratinho, começava a bater palmas, pois já relacionava o mesmo com a hora de se alimentar. Ainda na descoberta do autoconhecimento, descobriu que agarrando-se na grade do berço, suas pernas a sustentariam e ficaria em pé e a partir disso aprendeu a apoiar-se em outros móveis e objetos para começas a dar os primeiros passos e explorar o ambiente que a cercava.

Podemos concluir, que os bebês possuem condições intelectuais para explorar o próprio corpo. Embora as organizações psicológicas sejam um período complexo em todos os aspectos, de 0 a 2 anos de idade, com o desenvolvimento da percepção e do movimento, podemos observar a exploração que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com