TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps 2014 Historia da psicologia

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  5.465 Palavras (22 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Faculdade Anhanguera do Rio Grande

        Curso de Psicologia        

Atividades Práticas Supervisionadas

        História da psicologia        

Nome: Ana Claudia Oliveira            RA: 8409154733

Nome: Bianca Mendizabal               RA: 8070831232

Nome: Janice Souza Pinto Teles      RA: 8062809190

Nome : Kelly Quadros Ortiz            RA: 8058781714

Nome: Maria Elvira Benites            RA: 8074815239

                                                     Trabalho apresentado no Curso de Graduação de Psicologia

da Faculdade Anhanguera para a disciplina de ATPS de História da Psicologia, Semestre.Ministrado e orientado pela  

                      docente  Patrícia Vianna.

        Questionário:

1. Descreva as realizações, os fracassos e os destinos finais das principais escolas de pensamento da psicologia? O estruturalismo obteve muito sucesso em promover a empreitada iniciada por junto ao fracasso dele por dominar a psicologia tendo apenas um curto período mais não desvalorizou sua realização revolucionaria foi a primeira escola de pensamento da nova ciência e uma fonte vital de oposição.                                                          Já  o funcionalismo não conseguiu persistir como escola separada na medida que a psicologia era vista como uma profissão  cientifica  ela mudou a natureza da psicologia . a escola de Gestalt foi considerada um sucesso por ser mais modesta também  cumpriu sua missão mesmo considerando as realizações do estruturalismo  e do funcionalismo e da psicologia da Gestalt, ocupam o segundo lugar em comparação do grande impacto do behaviorismo e da psicanalise.                                                                                                          

2. Quem foram os precursores da psicologia da cognitiva ? As obras dos filósofos Wundt foi considerado o percussor da psicologia o behaviorismo intencional de  e.c tolmam foi outro percussor do movimento cognitivo  o psicólogo suíço jean Piaget foi outro percussor da psicologia cognitiva.                                                                                                            

3. De que maneira a mudança no Zeitgeist da física influenciou a psicologia cognitiva ?  No final do século XIX foi muito importante para formação da psicologia as novas descobertas feitas pela física modificam a visão dessa ciência visto que os campos de força demostra possuir propriedades particulares  constituindo-se em nova entidade estrutural ou não simples resultados ou praticas individuais  ideia para o estruturalismo de Wundt . a teoria dos campos de força teve grande influencia sobre  w. koltler que transcreveu para a psicologia a mesma ideia.                                                                                                

4. Quais os primeiros indícios no surgimento da revolução cognitiva da psicologia? Não houve acontecimentos  cataclísmicos  a mudança ocorreu lentamente  nos diferentes sub campos ao longo de 10 a 15 anos  não houve momento de líder de destaque .                                                                                                                                                                        

5. Quais os fatores pessoais que motivaram Miller e Nesse ? A mudança de Miller foi por ter temperamento rebelde  estava sempre disposto a se revoltar contra a psicologia ensinada e praticada no momento. Miller criou um centro de pesquisa para investigar a mente humana.                                                                                                                                                        Neisser  foi aluno de Miller  e estava impressionado por ele ser tão jovem e já professor de psicologia  Neisser chegou a conclusão que a física não era assim tão interessante  resolveu mudar para a psicologia e fez até mestrado.  Neisser definia cognição como os processos pelos quais a informação sensorial recebida transformada, reduzida, elaborada, armazenada ,recuperada e usada cognição esta em que o ser humano e capaz de realizar.                                                                                                                                    

6. Qual a diferença entre psicologia cognitiva e a behaviorismo? O behaviorismo utilizava o comportamento como método mais adequado objeto de estudo ,esse comportamento era geralmente definido por meio de analises de respostas e estímulos ,se limitava essa concepção .já a psicologia cognitiva estudava o processo do conhecimento  não apenas como a resposta ao estimulo e sim buscava saber como a mente organizava as experiências ,levando em consideração ,a sensação, e a percepção, a formação de imagens ,a memoria , a solução de problemas .sendo assim acreditavam que o ser humano não respondia somente de forma passiva as forças externas.                                                                                                                                                                            

7. O que Neisser queria dizer ao refletir –se  a vaidade ecológica ? Quis refletir-se que a psicologia cognitiva não deveria ficar restrita a dependência apenas dos dados obtidos em laboratórios .instituiu em dizer que os resultados das pesquisas  psicológicas deviam valer em termos ecológicos .acreditava que os resultados  deviam ser generalizados para situações além dos limites do laboratório.                                                              

8. Discuta a mudança dos relógios para os computadores  como metáforas para a mente ? Os relógios e os robôs os primeiros no que diz respeito a visão  mecânica da mente no universo, eram considerados modelos  fáceis de entender no que dizia respeito ao funcionamento da mente .Já os computadores foram novos modelos de maquinas ,superando outras visões .o computador surgiu no século XX trazendo uma nova visão para o funcionamento  da mente por ser comparado a esta ,no que diz respeito ao armazenamento e processamento de informações ,com o objetivo de descobrir o programa  que cada pessoa armazena em sua memoria .                                                                                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com