TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

CLEIDE SANTOS SALES

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

GUIRATINGA/MT

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

CLEIDE SANTOS SALES

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em  Gestão de Pessoas.

GUIRATINGA/MT

2014

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS HUMANOS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Cleide Santos Sales[1]

RESUMO

 Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a retenção de talentos nas organizações, como prática da gestão estratégica de pessoas, agregadora de conhecimento e competitividade. Para realização deste trabalho foram utilizados como metodologia de pesquisa a descritiva e exploratória. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográficas e documental.  Tem como proposta auxiliar os profissionais da área no que se refere a melhoria dos processos e implantação de políticas na organização para alcançar resultados positivos por meio do seu capital humano. Portanto, vê-se a influência de investimento no talento e capital humano diferenciado, ou seja, nas pessoas, dentro da organização, além de analisar os meios de identificar, atrair, treinar, desenvolver e reter esses talentos na empresa para o sucesso da instituição.

Palavras-chaves: Gestão de Pessoas. Retenção de Talentos. Conhecimento. Competitividade.

 Introdução

        As organizações e as pessoas convivem em contextos que são infinitamente mutáveis, sendo essa uma de suas principais características. Atualmente, mais que em qualquer outra época, veicula-se que as organizações existem com a finalidade de servir a um público alvo e fazê-lo, preferencialmente, com qualidade.

Isso significa que a razão de toda e qualquer empresa, seja em que segmento ela atue, é propiciar ao seu cliente, um elemento chave chamada satisfação, partindo-se da premissa de que o ator social, consumidor de serviços e produtos, está a cada dia mais exigente, dado que o mesmo dispõe de variadas opções numa mesma estrutura social e cenária.

Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribua para o alcance dos objetivos organizacionais, uma forma é o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta.

Atualmente, a grande dificuldade de recrutar e selecionar pessoas qualificadas se dá pela falta de mão de obra qualificada para um mercado super competitivo e exigente, em contra partida as pessoas também buscam por empresas que oferecem além do salário que compense uma remuneração completa com diferentes benefícios. Tanto as empresas precisam das pessoas para produzir bens e serviços e serem parceiras e colaboradoras da organização, as pessoas também necessita das empresas para alcançarem seus objetivos pessoais, que sem as organizações não poderiam alcançar tais esforços sozinhos. s produtivos diversos, transpondo barreiras geográficas, sob várias formas.

        Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a retenção de talentos nas organizações, como prática da gestão estratégica de pessoas, agregadora de conhecimento e competitividade.

Desenvolvimento

Gestão De Pessoas

        

Com o surgimento da automatização e das tecnologias da informação parecia que a necessidade de se terem seres humanos para o trabalho chegaria ao final. Veio à customização e a melhoria do setor de serviços, com isso passa a exigir  mão de obra capacitada.  O trabalhador alcança o mais elevado status de relevância estratégia para as organizações e o mundo do trabalho.  Para (Chiavenato, 2004, p.34), administração de pessoas é uma das áreas mais afetadas dentro das empresas no mundo moderno, conforme citação abaixo:

                        

A ARH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.

        O setor pessoal deve disponibilizar com transparência para empresa qual o grau de colaboração dos funcionários e para os mesmos qual a retribuição da empresa no tempo (Dutra, 2002). A eficácia de formar e manter capital intelectual, evitando que haja trocas corriqueiras de pessoal, é um dos indicadores de competitividade que preocupam os gestores de pessoas, isso porque a saída indica perda de um talento, cultura e historia organizacional (Gramigna, 2002).

        Com a verificação dessa importância nas organizações, busca-se uma melhor conceituação do assunto. Segundo Dutra (2002) diz que gestão de pessoas é:

“Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo (Dutra, 2002, p.17)”.

Para (Chiavenato, 2008, p.8), Gestão de Pessoas é uma área muito sensível conforme abaixo:

Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremante contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com