TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo em Brumadinho

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.505 Palavras (23 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]



Ítalo Dionísio de Andrade

Paulo Marcelo Augusto do Carmo

Taciane Sebastiana Noolasco

Projeto de desenvolvimento e interação social das crianças atingidas direta e indiretamente pela tragédia do rompimento da Barragem em Brumadinho – MG.

BELO HORIZONTE

2019

Ítalo Dionísio de Andrade

Paulo Marcelo Augusto do Carmo

Taciane Racine Sebastiana Noolasco

Projeto de desenvolvimento e interação social das crianças atingidas direta e indiretamente pela tragédia do rompimento da Barragem em Brumadinho – MG.

Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito parcial para aprovação na disciplina ‘Projeto Integrador – III’.

Prof. (a) orientador (a): Douglas Belato.

Belo Horizonte

2019

Resumo

 O presente trabalho tem como objetivo investigar produções científicas em relação ao tema “Verificar a importância e relevância do psicólogo e da sustentabilidade no apoio às crianças afetadas pela tragédia de Brumadinho através do brincar”. Buscou-se identificar brincadeiras apropriadas que auxiliem na assistência em saúde mental com crianças, e verificar os principais benefícios que elas propiciam ao desenvolvimento de crianças com problemas pós desastres, levando também em questão a sustentabilidade como um meio de promoção da interação social e conscientização quanto ao meio ambiente.

Palavras Chaves: Psicologia; Crianças; Saúde mental; Sustentabilidade.

Abstract

The present research project aims to investigate scientific productions in relation to the theme "To verify the importance and relevance of the psychologist and the sustainability in the support to the children affected by the tragedy of Brumadinho through the play". It was tried to identify appropriate games that aid in mental health care with children, and to verify the main benefits they provide to the development of children with post-disaster problems, also considering sustainability as a means to promote social interaction and awareness to the environment.

Keywords: Psychology; Children; Mental health; Sustainability.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1.        PROBLEMA DE PESQUISA        2

1.2.        OBJETIVO GERAL        2

1.3.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        2

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

2.1.        OS DESASTRES E A PSICOLOGIA        3

2.1.1.        ATUAÇÕES DURANTE O DESASTRE        4

2.1.2.        ATUAÇÕES NO PÓS DESASTRE        4

2.2.        CRIANÇAS E A VULNERABILIDADE AOS DESASTRES        6

2.3.        A BRINCADEIRA COMO TERAPIA PARA CRIANÇAS        6

2.3.1.        A BRINCADEIRA, A PSICOLOGIA E A SUSTENTABILIDADE        8

3.        METODOLOGIA        8

3.1.        SUJESTÕES DE BRINCADEIRAS A SEREM APLICADAS        12

4.        CONCLUSÃO        13

5.        REFERÊNCIAS        14

6.        ANEXOS        18


  1. INTRODUÇÃO

Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem contendo resíduos químicos da mineradora Vale rompeu-se em Brumadinho (MG), matando dezenas de pessoas, dentre os quais, trabalhadores da própria empresa, destruindo construções e destruindo o meio ambiente. Tal fato provocou grande impacto na cidade, termo este, que caracteriza qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas, causada por qualquer forma de matéria ou energia causada pela atividade humana, podendo ser benéfica ou adversa a saúde, segurança ou bem-estar da população, atividades econômicas e sociais.

Embora a devastação causada pela avalanche de lama e dê a dimensão do impacto ambiental causado pelo rompimento de uma barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, os efeitos do desastre devem se revelar muito mais amplos do que se imagina. Existe um trauma muito grande nas pessoas que perderam suas casas, seus familiares e sua (fonte de) economia, principalmente nas crianças, distúrbios psicológicos podem surgir a curto, médio e longo prazos. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um deles, e é mais comum do que parece. Estima-se que cerca de 10% das pessoas que tiveram a vida ameaçada apresentem alterações no comportamento.  Portanto, a Psicologia, como uma ciência, estuda o comportamento e a subjetividade do indivíduo a partir de diferentes vertentes, como, por exemplo, a vertente do desenvolvimento. Essa área busca compreender as bases fundamentais do processo de como as pessoas desenvolvem e aprendem nos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social nas diferentes fases da vida: nascimento, infância, adolescência, vida adulta e velhice. A discussão em torno dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolve diferentes teorias, construídas por meio de observações, pesquisas com grupos de diferentes faixas etárias ou de diferentes contextos culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (373.8 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com