TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo na Oncologia

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera Osasco

Psicologia

Psicologia da Saúde e Hospitalar

                Atuação do Psicólogo na Oncologia

Osasco, 20 de maio de 2016.

Atuação do Psicólogo na Oncologia

Introdução        

        Câncer é um nome genérico que representa uma série de doenças, sua principal característica é o desenvolvimento de alterações na divisão celular, tendo início quando as células de algum tecido ou órgão passam a crescer de forma descontrolada gerando células anômalas, podendo espalhar-se por outras regiões do corpo conhecido por metástase.

É uma doença crônica que causa incerteza, desconforto, baixa autoestima, depressão, dificuldades de relacionamentos entre outros. Por essa razão, a necessidade de atuação do Psicólogo se faz necessária, o sofrimento emocional causado pela doença pode afetar diretamente a qualidade de vida do paciente e seus familiares. Segundo pesquisas pacientes com diagnóstico de câncer tem grande tendência à depressão, podendo interferir no desenvolvimento do tratamento e sua recuperação.

        O Psicólogo tem como função utilizar intervenções para auxiliar o paciente e seus familiares no enfrentamento e aceitação da doença, favorecendo a adaptação e adesão ao tratamento que em sua maioria são procedimentos invasivos e dolorosos.  O desenvolvimento de doenças decorrentes de fatores psicológicos é citado desde épocas milenares da medicina chinesa, estudos identificam as variáveis que interferem nos resultados do tratamento ocasionados pelo fator psicológico.

O Câncer e a Psico-oncologia

        Há uma grande variedade de tipos de câncer como, por exemplo: O carcinoma nos tecidos epiteliais; o sarcoma, nas estruturas de tecidos conectivos, como ossos e músculos; a leucemia que é na medula óssea e afeta o sangue; o melanoma que é um câncer de pele; e muitos outros.

        Aparentemente para que ocorra o câncer é necessário um conjunto de vários fatores como: a predisposição genética responsável pela menor parte dos casos de câncer, o índice de maior incidência está ligado ao desenvolvimento de fatores ambientais e hábitos de vida, como o uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, ingestão de substâncias alimentícias cancerígenas, entre outros.  

        Podemos observar que a psico-oncologia se tornou indispensável no que diz respeito à qualidade de vida do paciente que inicialmente recusa o apoio do Psicólogo, mas logo percebe que falar sobre a doença e expressar seus sentimentos e medos ajudam a enfrentar a nova realidade. Mesmo considerando o diagnóstico de câncer algo catastrófico, o seu tratamento nos surpreende com resultados favoráveis devido os avanços farmacológicos cada vez mais eficientes, o controle dos efeitos colaterais e novas técnicas que permite a identificação de metástases antes mesmo de identificar o câncer original, podendo contribuir para a redução do número de mortes pela doença.

Apesar dos avanços e do aumento da expectativa de vida para o paciente com câncer a morte poderá fazer parte, mesmo que muitos já em fase terminal podem recusar esta realidade, sempre há esperança de um novo tratamento ou uma cura milagrosa. Lembrando que a morte é encarada por cada um de uma forma, varia de família para família e de cultura para cultura, cada um irá reagir de uma maneira.

        Mesmo com toda evolução no campo da medicina esclarecimentos públicos de estímulo à prevenção podem auxiliar de forma positiva o sucesso no tratamento. A psicologia bem como outras ciências da saúde tem como compromisso social a formação de profissionais capazes de identificar comportamentos de risco, evitar situações de vulnerabilidade, incentivar a prática de exames periódicos e desenvolver ambientes de convívio favoráveis  sejam ele, familiar, social ou profissional.

         A Psico-oncologia deve priorizar mudanças de comportamento relacionadas à saúde do paciente, fazendo com que ele desenvolva uma condição de aprendizagem sócio comportamental e cognitiva, onde o profissional pode ressaltar a importância de comportamentos adquiridos em diversas situações de risco, mesmo fora do contexto hospitalar ou de tratamentos médicos, desenvolvendo no paciente a resiliência.

Atuação do Psicólogo        

A atuação do psicólogo no ambiente hospitalar tem sido cada vez mais importante, visto que a hospitalização é uma das etapas vividas pelo paciente portador de câncer. A doença é uma relação mente e corpo, que vai além do biológico incluem fatores psicológicos, sociais e culturais, o psicólogo não pode fazer nada quanto à doença, este é o papel do médico, mas pode atuar na relação do paciente com o sintoma.

A necessidade de especialização é um fato para que o profissional tenha conhecimento teórico e técnico de acordo com o contexto onde está inserido.  O psicólogo hospitalar irá atuar com o paciente, a família e a equipe de saúde em busca do bem estar.

O paciente quando internado em um hospital perde sua identidade sendo identificado por sua patologia, estando em uma situação de completa fragilidade, a psicologia busca dar voz a subjetividade do paciente, devolvendo o que a medicina lhe tira, o lugar como sujeito. O psicólogo não trabalha sozinho ele está inserido em uma equipe multidisciplinar, ou seja, um trabalho que busca a troca de informações entre os profissionais da equipe.

Hospital não é um local adequado para atendimento, mas para o psicólogo hospitalar é o seu ambiente de atuação, seja no leito ou no corredor do hospital, sem nenhuma privacidade, o psicólogo deve atuar usando sua criatividade para adequar da melhor forma suas atividades.

O objetivo principal é fazer com que o paciente possa expressar suas emoções seja através de palavras, gestos, que ele consiga expor seus medos e angústias participando do seu processo de adoecimento. Muitos pacientes mesmo com toda a questão negativa tem uma boa estrutura e não necessitam de atendimento psicológico outros com o Ego mais fragilizado necessitam de suporte e este é o papel do psicólogo.

Os familiares também sofrem com a doença e necessitam de apoio psicológico, é importante que ele possa expor seus sentimentos para saber lidar melhor com a situação emocional, poder falar proporciona melhor enfrentamento e estreitamento dos vínculos familiares.

A equipe de saúde está o tempo todo lidando com a possibilidade de morte, o que muitas vezes gera um sentimento de limitação, esse dia a dia estressante faz com que o profissional utilize defesas que podem gerar comportamentos prejudiciais na relação equipe, pacientes e familiares. O psicólogo pode atuar em conversas durante o expediente, ou através de situações específicas quando solicitado.         Lembrando, que o psicólogo também faz parte da equipe e está sujeito à mesma rotina estressante, lidando com sua própria limitação e a do outro, sendo necessário que ele esteja capacitado e pronto para atuação, o psicólogo com seus sentimentos mal resolvidos pode transmitir para o paciente os mesmos sentimentos, o psicólogo deve manter seu lado humano, compreender para poder ajudar pessoas que estão sofrendo diante de tais situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com