TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Avaliativa Psicologia Organizacional CEDERJ

Por:   •  10/2/2016  •  Dissertação  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE AVALIATIVA 2

Tendo em vista suas leituras sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), elabore uma resenha sobre o surgimento dessa área da Psicologia, destacando a influência de F. Taylor e seu desenvolvimento até os dias de hoje.

Além dos textos básicos disponibilizados, você deverá demonstrar que utilizou outras fontes de pesquisa e isso será considerado na sua avaliação.

OBS: Nunca esqueça de seguir os padrões requeridos para um texto científico, como as citações, formatação, transcrições etc.

Mínimo de cinco páginas.

1.Resumo

Esse texto tem por objetivo remontar os fatores mais importante na virada do século XX. Passando pelo surgimento do progressismo, explicando a influência do progressismo no Taylorismo e a evolução da POT. Demostrando também a influência das duas guerras mundiais na psicologia organizacional, até finalmente chegarmos nos dias atuais demonstrando a necessidade e importância da psicologia organizacional.

2.O Surgimento da POT e a influência progressista

Surgindo no final do século XIX, a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) surge pela procura da racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial, ou seja surge com o objetivo de aprimorar a situação de trabalho visando o aumento da produção. Em 1900 se quer tinha nome, era duas forças uma de natureza pragmática(fundamentada em estudos) e outra para melhorar a eficiência da produção. Baseado em um estudo de W.L. Bryan a primeira força nasce desse estudo, que foi uma analise de como as pessoas que trabalhavam nos telégrafos desenvolviam a habilidade de emitir e receber o código Morse. Num na Associação Psicológica Americana, Bryan faz referência de que os psicólogos deveriam estudar “atividades e funções concretas, como aparacem na vida cotidiana”.

Com o objetivo de melhorar a eficiência, a psicologia influência visando aumentar a eficácia nos meios de produção, sendo a mistura dos dois os ingredientes para o surgimento da psicologia organizacional.

Para quem se interessa e estuda teorias organizacionais não pode passar despercebido Frederick Winslow Taylor, considerado por alguns como pai da administração, Taylor foi um percussor do desenvolvimento administrativo. Taylor um engenheiro mecânico em outros tempos poderia não ser o perfil ideal para esse desenvolvimento, mais se analisarmos o contexto histórico no qual Taylor vivia, perceberíamos que Taylor era o perfil ideal, na sua época civilização significava tecnologia e realização cientifica, e progresso era esperança de renovação e de melhoria, onde o funcionamento da sociedade era comparado ao funcionamento das máquinas, então nada mais comum que um engenheiro para analisar a “a maquina organizacional”.

Na transição o século XIX para o século XX nos Estados Unidos, um grupo de jovens que respiravam ciência e agnosticismo foi o ambiente perfeito para o surgimento do pragmatismo, esses jovens argumentavam sobre a necessidade de se ter um ponto de vista cientifico sobre o mundo e que era mais importante resolver os problemas diários do que encontrar verdades abstratas, devido a esse método de enfrentar problemas se atribuiu o nome de pragmatismo.

Um fenômeno social que dominou a conduta norte-americana no começo o século XX o progressivismo, adotava a possibilidade de se mudar tudo para melhor, podemos pensar que o movimento progressivista era uma expressão de modernização da sociedade dos EUA.

Com grande contribuição para a formulação do pragmatismo Willian James acreditava que a verdade trabalharia para o indivíduo e que ela o faria da melhor maneira e não de forma abstrata.

Sem resultados práticos, ideias e ações, são em vãs. Para James, as pessoas são formadas e formam o ambiente, pessoas com mentalidade forte resolvem problemas, reuni fatos, descarta ideias inúteis e age em cima das uteis.

Buscando um meio termo James precisava de um equilíbrio entre as duas correntes que dominavam os norte-americanos, a dos cristãos otimistas por opção e religião, e os dos duvidosos pessimistas determinados pela ciência.

Até o New Deal (novo acordo) era crescente a complexidade das visões de mundo nos Estados Unidos, os valores da sociedade industrial ameaçavam a moralidade convencional de uma época anterior mais simples.

Surgindo com uma perspectiva de reforma, devido a desigualdade que acompanhava a sociedade americana o movimento progressista propôs alguns objetivo básicos, como uma vida política mais democrática, uma vida econômica mais imparcial e competitiva e moralizar a vida social, implícita no movimento social, uma cruzada social de cristandade que também afirmava ser possível a salvação da sociedade pela recuperação moral do indivíduo.

Dominando por duas décadas o progressivismo, dominou e de uma maneira ou outra, a vida norte-americana influenciando quase tudo o que lhe sucedeu. Na política, propiciou um movimento reformista que procurava soluções para os problemas das cidades, dos Estados e da nação. Na cultura, ajudou no conhecimento das novas ciências sócias e refletiu uma mudança dos velhos princípios absolutistas de classe e religião por modernas escolas do pensamento que priorizavam explicações psicológicas para o comportamento o papel do ambiente para o desenvolvimento humano e a natureza relativa da verdade.

Atingindo de varias maneiras, o progressismo tornou-se um conjunto de atitudes, valores tradicionais e símbolos que estavam ligados ao ar puro e a vida simples do campo foram relembrados para pressionar o governo a conversar o meio ambiente e impor alguns controles sobre a ação predatória dos rios.

Começando nas cidades durante a década de 90 o movimento alimentou o impulso organizacional que encorajava as pessoas a unir suas forças, partilhar informações e resolver problemas.

Durante 1890 e 1920, muitos grupos nacionais tomaram forma, surgindo quase 400 deles em apenas três décadas (na qual a Sociedade Americana de Engenharia Mecânica, encontrava-se Taylor).

Sendo a mudança drástica do pensamento uma das forças mais importantes para a reforma progressista, com as mudanças profundas que afetaram a vida econômica, política e social, foram lançadas ideias por escritores do ramo de Direito,Economia,História,Sociologia,Psicologia e em outros campos, com a maioria das ideias se concentrando o papel do ambiente como modelador do comportamento humano.

Evidenciando de maneira mais clara nas ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com