TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação análise do comportamento (generalização respondente) etc

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

1. Alberto é um adolescente de 13 anos que está comprando seu lanche na cantina da escola em que estuda. Após pegar seu lanche, Alberto caiu, ralou os joelhos no chão e derramou o refrigerante sobre si. As pessoas que estavam ao redor deram muitas risadas da situação. Alberto, por sua vez, ficou muito envergonhado, sentiu seu coração acelerado, seu rosto ficou “vermelho de raiva e vergonha”  e sua respiração ficou ofegante. Foi uma situação bastante indelicada e constrangedora para Alberto, provocando nele sensações muito desagradáveis.

Depois deste episódio, certo dia, Alberto foi com seu pai ao shopping. Ao chegarem à Praça de Alimentação para fazerem um lanche, Alberto começou a sentir seu coração acelerado, sua respiração ficou mais ofegante e ele sentiu uma sensação desagradável parecida àquela sentida no dia em que foi empurrado na cantina do colégio.

 Cite qual é o fenômeno comportamental presente nesta situação e explique-o.  

O fenômeno citado acima é a “generalização respondente”. Ao ir na praça de alimentação, Alberto eliciou a resposta condicionada muito semelhante a que ele tinha com a cantina da escola por ter caído na frente dos colegas, porém, por mais parecido que seja os ambientes, são estímulos  diferentes.  Alberto lembrou da cantina do colégio e o sentimento de ter caído na cantina ganhou força outra vez, mas em um ambiente semelhante, que é a praça de alimentação do  shopping.

2. Uma vendedora de produtos de beleza liga diariamente para Diana oferecendo seus produtos. Diana sempre agradece à moça dizendo que no momento não deseja comprar nada. Contudo, a vendedora continuou insistindo. Diana acaba comprando algo para se livrar do incômodo das ligações insistentes.

Identifique os processos comportamentais que controlam o comportamento de Diana de comprar os produtos e da vendedora de insistir.

       No caso acima podemos identificar um tipo de estímulo reforçador e um reforço negativo. O Estímulo reforçador porque a  postura da vendedora em continuar insistindo para que Diana comprasse os produtos teve como consequência um comportamento que o tornou mais provável. Portanto, estímulo à um comportamento, em que gerou uma certa oposição à punição (incômodo das ligações insistentes). E reforço negativo pois o reforço é pautado pela retirada da consequência de um comportamento. Ao insistir nas ligações Diana acabou cedendo e consumiu (comportamento) os produtos ofertados pela vendedora, para evitar que as ligações continuassem (estímulo aversivo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com