TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de drogas e o comportamento respondente e operante

Por:   •  24/4/2017  •  Artigo  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5

O USO DE DROGAS RELACIONADO AOS COMPORTAMENTOS RESPONDENTES E OPERANTES

Julia Caroline Santana de Souza e

Rayane Ferreira Cesar Soares

Centro Universitário Newton Paiva

Resumo: A obra faz apontamentos sobre o uso de drogas no Brasil, os problemas entre a dependência e as recaídas, além de conceituar os comportamentos respondentes e operantes e os relacionar com o uso de drogas e a dependência.

Palavras-chave: drogas, dependência, recaída, comportamento respondente, comportamento operante.

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente artigo é demostrar as relações que podem ser estabelecidas entre o uso de drogas, por jovens e adultos, e as teorias comportamentais de comportamento respondente e operante. Apontando dentro do tema conceitos relevantes para o estudo e compreensão de ambos os assuntos.

USO DE DROGAS

No contexto da sociedade atual, as drogas se mostram agentes de maior relevância na desorganização individual, familiar e social. Pesquisas realizadas apontam que o inicio do uso de drogas está acontecendo cada vez mais cedo e com substancias de teor toxico cada vez mais elevado. Entre os jovens é tendencioso o aumento do consumo dos inalantes, da maconha, cocaína e do crack. Todavia o álcool e o tabaco são as drogas mais utilizadas entre jovens e adultos. Os fatores de risco para o uso de drogas incluem aspectos culturais, interpessoais, psicológicos e biológicos de acordo com Newcomb (1995). Segundo Fonseca e Lemos as drogas capazes de causar euforia ou alivio do sofrimento tem uma característica em comum: atuam de maneira diferenciada no circuito do prazer ou de recompensa, o que resulta na liberação de dopamina.

DEPENDÊNCIA E RECAÍDA

Cordeiro (2013) afirma que um dos maiores estigmas do diagnóstico de dependência está na impossibilidade da cura ou mesmo na dificuldade em lidar com os pacientes. Sabe-se que a dependência é um conjunto de sintomas que indicam que uma pessoa usa compulsivamente uma ou mais substancias apesar dos problemas que possa estar lhe causando. A partir do momento que a droga gera dependência, o indivíduo quando se encontrar em momentos aversivos utilizará a droga como mecanismo de fuga. A Organização Mundial da Saúde, define o craving como um desejo de repetir a experiencia dos efeitos de uma dada substancia, o termo é conhecido também como fissura entre os dependentes químicos no Brasil.

O período de abstinência é o momento em que o indivíduo tenta se reconectar com o mundo sem fazer uso de drogas, porém é um período bastante delicado já que se encontra inúmeras dificuldades. Pesquisas apontam que nos primeiros 90 dias começa a ocorrer uma estabilização nas taxas de recaídas e também que os 12 primeiros meses são os de maior risco, pois há dificuldade em controlar os estados emocionais e conflitos pessoais além de uma pressão social. As recaídas estão normalmente associadas a falta de apoio familiar, falta de acompanhamento adequado, envolvimento com antigos amigos usuários, uso de bebidas alcoólicas, necessidade de aprovação social e frustração diante circunstancias adversas.

COMPORTAMENTOS RESPONDENTES E OPERANTES

Por definição o comportamento respondente refere-se a uma relação entre o organismo e o ambiente, na qual a apresentação de um estimulo elicia uma resposta, ou seja, uma vez que o estimulo é apresentado, a resposta ocorrerá. Já o comportamento operante refere-se a uma relação entre organismo e ambiente na qual a emissão de uma resposta produz uma alteração no ambiente, que por sua vez altera a probabilidade funcional. Darwinch e Tourinho (2005) afirmam que o reforçamento de uma resposta na presença de um estimulo não só o faz adquirir função discriminativa como também a de aliciada.

DEPENDÊNCIA E A TEORIA COMPORTAMENTAL

A dependência não é definida como doença nem como perda do controle da pessoa sobre o comportamento, e sim como um comportamento que teve sua probabilidade aumentada através de reforçamentos e que é mantida por alguma razão. De acordo com Banaco (2013), podem ser resumidos em processos reforçadores positivos aqueles que produzem, como consequência de uma ação, um evento que tem a probabilidade de aumentar a frequência dessa ação e reforçadores negativos os que produzem, como consequência de uma ação, a retirada de uma condição aversiva, aumentando também a frequência dessa ação. Partindo da interpretação do trecho anterior, pode-se encontrar a explicação pela procura de substancias químicas e a dependência. Sabendo que as drogas possuem substancias que causam efeitos sobre o indivíduo, nota-se que no primeiro momento ele é reforçado, uma vez que elimina sensações desagradáveis e provoca sensações de prazer, assim é se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com