TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aúde e Psicologia da saúde

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde e Psicologia da saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doenças e enfermidades”. Esta definição afirma que saúde é um estado positivo e multidimensional que envolve 3 domínios: Saúde física, saúde psicológica e saúde social. Especificaremos-nos aqui a falar da saúde psicológica, ou saúde em psicologia.

No início do séc. XX, a medicina avançava cada vez mais e fazia uso da fisiologia e da anatomia para explicar as doenças. Ignorando completamente fatores psicológicos como o pensamento e a emoção. O modelo biomédico acreditava que a doença sempre tinha causas biológicas.

A necessidade de explicações que fossem além do campo biomédico ajudou a moldar o campo da psicologia da saúde. Enquanto o primeiro campo se limitava a explicações biológicas, o segundo campo acrescentou fatores psicológicos a explicações de diversas doenças. Como por exemplo, o estresse pode causar ataques do coração, a ansiedade pode ser a responsável por alguns tipos de úlcera, etc. Entende-se então, que psicólogos da saúde trabalham a partir de uma perspectiva biopsicossocial (mente-corpo).

A psicologia da saúde trabalha com pesquisas para melhoria, tratamento e prevenção de doenças. Condições sociais, fatores biológicos e personalidade, são temas de interesse da área.

As principais causas de morte atualmente são “doenças do estilo de vida”. Como o hábito de fumar, má nutrição e vida sedentária.

O nível de saúde dos indivíduos não é universalmente semelhante. Ele varia de acordo com os costumes de vida, alimentação, condições socioeconômicas e com a prevenção ou não prevenção a saúde de cada região.

A busca pelo bem estar global se encontra em dificuldades devido a estes e a outros fatores. Um dos desafios para alcançar esse bem estar, é reduzir a discrepância de expectativa de vida entre países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

Os psicólogos da saúde buscam responder questões como:

• De que maneira sua capacidade de se relacionar bem com outras pessoas influencia na sua saúde?

• Pode a doença ser causada por hábitos pessoais?

• Quais aspectos do estilo de vida do adolescente contribuem ou comprometem a saúde?

• Por que a pobreza é uma ameaça potencialmente séria para a saúde?

São objetivos da Psicologia da Saúde:

• Estudar de forma científica as causas e origens de determinadas doenças;

• Promover a saúde;

• Prevenir e tratar doenças;

• Promover políticas de saúde púbica e o aprimoramento do sistema de saúde pública.

A ênfase da psicologia da saúde em modificar comportamentos de riscos a saúde das pessoas, antes que eles causem doenças, tem o potencial de reduzir custos com a saúde de forma expressiva.

Os psicólogos da saúde criaram diversos modelos ou perspectivas para guiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com