TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Escolar como base na transformação do outro

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: A Psicologia Escolar como base na transformação do outro.

A área educacional é representada por profissionais designados a estimular a capacidade dos indivíduos a se organizarem e construírem seu futuro. Portanto, torna-se necessário a utilização de estratégias que visem facilitar os processos do aprendizado. Nesse ponto, podemos destacar a Psicologia Educacional/Escolar onde o profissional desempenha seu papel no propósito de busca da promoção do desenvolvimento infantil. Observando e intervindo na organização (enquanto escola) nos estímulos de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, social e físico). Embora a Psicologia Escolar ainda tenha sua especialidade pouco difundida, ela é a base na transformação do outro. É a área onde o profissional psicólogo pode conduzir o indivíduo ainda quando criança na formação para autonomia. O ambiente pode ser aperfeiçoado para conduzir ou modificado para reduzir e/ou conter circunstâncias prejudiciais nesse processo. Através da ampliação de sistemas de apoio visando o sucesso escolar. Haja vista que a promoção e intervenção realizadas em fases específicas do desenvolvimento facilitam a obtenção de resultados satisfatórios.

Os psicólogos em escolas não devem realizar uma prática clínica, tratamento de problemas emocionais, familiares, distúrbios etc., mas uma análise mais ampla que busque compreender os processos educacionais que levam a algumas crianças apresentar dificuldades enquanto outras não apresentam dificuldades. Essas questões podem ser motivo de problemas das crianças sim, mas também podem ser problemas relacionados a métodos de ensino, professores ou demais condições da escola.

Assim também podemos destacar a conduta do professor e o seu perfil pessoal que interferem e têm peso significativo para o desenvolvimento e o desempenho dos alunos. O psicólogo precisa, então, não apenas de conhecimentos psicológicos relacionados ao desenvolvimento infantil e às influências ambientais que o atingem, mas também voltados para a situação de aprendizagem e dos aspectos psicopedagógicos envolvidos. A atuação orientada para o grupo de alunos, não apenas para “alunos problemas”, pode permitir que o professor perceba as crianças em seu jeito individual de ser, transpondo os muros da escola para conhecer sobre o aluno mais do que o currículo escolar determina e, dessa forma, melhorar o seu desempenho, envolvendo-se em seus interesses e realidades.

Como podemos ver, a Psicologia pode ajudar e muito nos processos educacionais, sejam dentro ou fora das escolas. Visando sempre a transformação do outro na busca do aperfeiçoamento contínuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com