TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Base Científica do Desenvolvimento Infantil

Por:   •  18/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Base científica do desenvolvimento infantil

         Através da base científica e de experiências vivenciadas por diversos profissionais, hoje temos uma educação infantil pensada da maneira correta, respeitando assim a individualidade de cada criança.

        Na atual educação infantil as crianças não são mais vistas como mini adultos, agora se compreende que é necessário todo um espaço, acompanhamento, respeito e atividades diversas para que elas possam se desenvolver por completo, respeitando suas limitações e entendendo que a cada descoberta todos aprendem.

As mudanças dentro da educação infantil são notadas no período de aprendizagem depois dos 6 anos, onde pode se perceber a diferença de conhecimentos amplos adquiridos. Não só o espaço na escola, como o acompanhamento em casa e com as pessoas q convivem, uma criança com os estímulos certos desenvolve muito no tempo correto.

        Temos estudos que mostram que as crianças que tiveram os estímulos corretos na primeira infância concluem o ensino médio, enquanto aquelas que têm menos estímulo na primeira infância podem ter seu desempenho prejudicado na trajetória escolar, com notas mais baixas e com maior risco de reprovação e de evasão. 

Ainda é um assunto para a sociedade se preocupar, ainda falta muito para conseguirmos atingir o atendimento para todas as crianças, a falta de espaços próprios para crianças de 0 a 6 anos, a falta de conhecimento da população de entender que a criança não vai para a escola só para brincar, pois é nesse brincar que ela está desenvolvendo todas as suas habilidades motoras, sensoriais e linguísticas. Até mesmo os adultos serem também participativos nesse desenvolvimento, trazendo momentos simples do dia a dia para auxiliar no desenvolvimento com: permitir por mais que a criança demore, mas ela mesmo colocar suas roupas e até mesmo comer sozinha entre outras atividades que podem ser realizadas pela criança, respeitando o tempo dela e apoiando incentivando com palavras e felicitações.

Estamos no caminho certo já conhecendo como auxiliar o desenvolvimento completo de uma criança, e temos alguns apoiadores como o laboratório da educação que traz uma vasta informações para nos ajudar nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com