TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying e suas causas

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Introdução

        Nos últimos anos, um fenômeno que ocorre no meio escolar vem atraindo a atenção e gerando preocupação em alunos, professores e pais, entre outros: trata-se de bullying, situação na qual os alunos são assediados por outros, ocasionando sentimentos de baixa auto-estima, medo e exclusão. Nesta pesquisa são identificados os aspectos básicos relacionados ao problema, bem como apresentada uma entrevista realizada com uma professora de ensino fundamental, que fala sobre a experiência na escola onde trabalha.

  1. Fundamentação Teórica

        O que é o bullying?

        O termo bullying se resume a todas as formas de atitudes agressivas que são intencionais e repetidas, que acontecem sem motivação evidente, praticadas por um ou mais estudantes contra outro(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder, dessa forma causando dor e angustia.Conflitos entre os estudantes em desequilíbrio de poder são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima.

        Não existe uma tradução no português para a palavra bullying que seja capaz de expressar todas as situações possíveis, então, a seguir serão citadas algumas ações que podem estar presentes: apelidos de mau gosto, ofensas, zoação, gozação, encarnação, humilhação, discriminação, exclusão, perseguição, assédio e agressões em geral.

        Onde ocorre o bullying?

        O bullying ocorre mundialmente, é encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. É possível afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência do bullying entre os alunos ou negam esse grande problema, recusam-se  a enfrentá-lo.

        De que maneira os alunos se envolvem com o bullying?

        Algumas características serão citadas a seguir, como relacionadas aos possíveis papéis que os alunos venham a representar nesse contexto:

Alvos de bullying são os alunos que só sofrem de bullying;

Alvos/Autores são os alunos que ora sofrem, ora praticam bullying;

Autores de bullying são os alunos que apenas praticam o mesmo;

Testemunhas de bullying são os alunos que não sofrem e nem praticam o mesmo, mas convivem num ambiente onde isso ocorre.

        Os autores normalmente são indivíduos que possuem pouca empatia. Normalmente vêm de famílias desestruturadas, nas quais não há ou há pouco relacionamento afetivo entre os membros. Os pais exercem pobre supervisão sobre os filhos. É admitido que as pessoas que praticam bullying quando crianças tem grande possibilidade de se tornarem adultos com comportamentos violentos e/ou antisociais e podem, inclusive, adotar atitudes criminosas ou delinqüentes.

        Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados e, dessa forma, sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros. Esses alvos não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos recebidos. Geralmente esses chamados “alvos” são pessoas introspectivas, que em alguns casos até crêem que são merecedores do que lhes está acontecendo. Têm poucos amigos, são quietos e não reagem aos atos sofridos. Muitos deles começam a ter baixo desempenho escolar e se recusam a ir à escola, sem dizer o porquê.

        Os que são intitulados “testemunhas”, que são a grande maioria dos alunos, convivem com esse tipo de violência e assédio e ficam calados, com medo de se tornarem os próximos alvos dos praticantes de bullying. Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas dessas testemunhas se sentem incomodadas com o que presenciam, mas se calam em razão de não saber o que fazer. Alguns alunos que presenciam esse comportamento de agressão e percebem que na maioria dos casos as pessoas se calam e não há retaliação poderão achar por bem adotar o bullying.

        Há diversos casos de bullying citados pela internet e jornais. Um deles foi o ocorrido na cidade de Taiuva, interior de São Paulo, no início de 2003, no qual um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando em todos que estivessem em sua frente. Posteriormente, descobriu-se que os alunos haviam sido vítimas de bullying anos atrás.

        As crianças que sofrem bullying têm a possibilidade de não se recuperarem totalmente dos traumas vividos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos e especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com problemas de relacionamento e comportamento agressivo. Em casos extremos podem até tentar suicídio.

        Atualmente esse tema é muito discutindo, esclarecendo a população dos perigos que pode trazer. Na Europa e na América do Norte estão sendo desenvolvidos vários programas e pesquisas com o objetivo de diagnosticar as causas e natureza do bullying e da exclusão social das escolas, verificar as causas desses problemas em diferentes sociedades e culturas e também identificar modos de prevenção desse problema por meio da integração de diferentes metodologias de estudo.

        Não existem soluções simples para acabar com o bullying, mas o ideal é que ele seja combatido desde o início, quanto mais cedo cessar melhor será o resultado para os alunos. E a única maneira de ser combatido é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, alunos, pais e funcionários da escola.

As medidas adotadas para controlar o bullying, se forem aplicadas de maneira correta, contribuirão para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

        Para saber se seu filho está sendo vítima de bullying é preciso prestar atenção em alguns pontos essenciais, como por exemplo: demonstrar falta de vontade de ir a escola, passar mal perto do horário de sair de casa, pedir pra trocar de escola, apresentar baixo rendimento escolar, tornar-se uma pessoa fechada, evitar falar sobre o que está acontecendo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com