TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO DA FACULDADE METODISTA

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Bruno Cesar Mattiazzzi de Oliveira         RA: N778HJ-3

Kele Geane Souza Silva                   RA: N868J-1

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO DA FACULDADE METODISTA


Campinas – Swift

2018

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Bruno Cesar Mattiazzzi de Oliveira         RA: N778HJ-3

Kele Geane Souza Silva                 RA: N868J-1

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO DA FACULDADE METODISTA

Trabalho de Atividade Pratica Supervisionada apresentada à disciplina: Comportamento Humano nas Organizações do 5º Semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista - UNIP, sob orientação da Professora Ms. Fabiana Marques. 

Campinas – Swift

2018

                                                      SUMÁRIO

2        INTRODUÇÃO        4

3        METODOLOGIA        5

3.1        POPULAÇÃO ALVO        5

3.2        INSTRUMENTOS UTILIZADOS        5

3.3        PROCEDIMENTO        6

4        RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

5        CONCLUSÃO        8

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

        

  1. INTRODUÇÃO

Toda organização depende de pessoas. O êxito da empresa dependerá de como iremos atrair o potencial humano, capitalizando em desempenho diferenciado, para atender os seus interesses e as necessidades das pessoas, que passam parte de suas vidas dentro dela, onde irão trabalhar, se desenvolver, aprender e ensinar.

Neste contexto, o comportamento humano dentro das organizações é algo primordial na busca por uma vantagem competitiva dentro do atual cenário organizacional, cabe ressaltar que embora nos últimos anos tenham se crescido estudos a respeito da temática o interesse pelo estudo do comportamento humano nas organizações já existia antes mesmo do advento da Psicologia do Comportamento nas Organizações (CHO).

A compreensão do comportamento dos colaboradores de uma empresa quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que os gestores das organizações possam buscar melhorias para as condições de trabalho dos seus organizadores, e consequentemente melhorar a produtividade dos mesmos.

O presente trabalho objetiva fazer uma abordagem em torno da temática do comportamento dentro das organizações, em uma pesquisa de campo, realizada dentro das dependências da Faculdade Metodista, os resultados da pesquisa de campo foram analisados e discutidos tendo como base referencial teórico da disciplina Psicologia do Comportamento nas Organizações.

  1. METODOLOGIA
  1. POPULAÇÃO ALVO

O publico alvo da pesquisa foram os gestores da Faculdade Metodista, localizada na cidade de Campinas, no seguinte endereço: Rua Dr. Delfino Cintra, 100 - Vila Itapura, Campinas – SP.

Há mais de 40 anos, a Faculdade Metodista de São Paulo oferece formação de qualidade, excelente infraestrutura e corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, aos seus alunos. Para que o conhecimento alcance todo o Brasil, a Instituição conta com cursos de graduação a distância, que possuem qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e atestada pelos estudantes - ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância).

  1. INSTRUMENTOS UTILIZADOS

A coleta de dados pode ser considerada um dos momentos mais importantes da realização de uma pesquisa, pois é durante a coleta de dados que o pesquisador obtém as informações necessárias para o desenvolvimento do seu estudo. Dentro da pesquisa aqui apresenta foram usados como instrumentos de pesquisa, a pesquisa bibliográfica para dar embasamento teórico ao trabalho, e a entrevista.

Instrumentos de pesquisa são os meios através dos quais se aplicam as técnicas selecionadas. Se uma pesquisa vai fundamentar a coleta de dados nas entrevistas, torna-se necessário pesquisar o assunto, para depois elaborar o roteiro ou formulário. Evidentemente, os instrumentos de uma pesquisa são exclusivos dela, pois atendem às necessidades daquele caso particular. A cada pesquisa que se pretende realizar procede-se à construção dos instrumentos adequados. (ANDRADE, 2009, P. 132/133).

Segundo Gil (1996) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Com relação à entrevista, a mesma é segundo Goode e Hatt (1969) um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.

É de se ressaltar, que antes de fazer a entrevista e a pesquisa dentro da instituição, foram entregues a instituição a Carta de apresentação, bem como um termo de consentimento de modo que esta autorizasse o nosso trabalho em suas dependências.

  1. PROCEDIMENTO

Após escolha da instituição a ser pesquisada para realização do presente trabalho, foi levado até a Faculdade Metodista a carta de apresentação, de modo nos apresentarmos enquanto acadêmicos do curso de Psicologia a instituição citada anteriormente.

Tendo entregue a carta de apresentação, a instituição assinou um termo de consentimento, permitindo que fizéssemos a pesquisa de campo dentro de suas dependências, assim sendo fizemos a analise da instituição, buscando verificar aspectos relevantes da organização, bem como do comportamento dos seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com