TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

A General Motors em três décadas contratou e promoveu indivíduos passivos, leais à GM a ponto de nunca questionar nenhuma das ações da organização. Seus executivos, na maioria, eram homens brancos anglo-saxões, nascidos no meio-oeste dos EUA, muito conservadores e resistentes às mudanças, que preferiam olhar para os sucessos do passado a buscar novos desafios no futuro. Ficavam abrigados nos escritórios de Detroit, superprotegidos do entorno externo, convivendo apenas com seus pares hierárquicos. Neste exemplo os executivos ficaram isolados de quaisquer perspectivas de:

Resposta

Resposta Selecionada:

conflitos

Resposta Correta:

conflitos

Feedback da resposta:

Alternativa C. Os executivos da GM ficaram totalmente isolados de quaisquer perspectivas de conflitos decorrente de seus traços de personalidade como a passividade, lealdade cega, inflexibilidade frente à mudanças, conservadorismo, acomodação, além da superproteção de seus gabinetes que os isolavam do restante da empresa. Esses líderes, subjetivamente parecidos, interagiam apenas entre si, inexistindo discórdia e, portanto, conflito. O conflito é uma experiência humana inerente a qualquer realidade e jamais será eliminado. Há ocasiões em que o conflito pode ser até benéfico para o desempenho do grupo, criando novos rumos e metas e abrindo caminho para a inovação. Faltou exatamente

isto aos executivos da GM que ficaram presos ao passado de maneira passiva e leal e nada construíram de novo àquela organização. Eles não foram expostos à realidade da empresa e nem à realidade do mundo, ficando engessados em seus micro-universos pessoais.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A manipulação da informação por parte do emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor, ocorre quando um administrador diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir. Esta é uma ocorrência frequente nas organizações e nos ilustra o conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada:

Filtragem na comunicação;

Resposta Correta:

Filtragem na comunicação;

Feedback da resposta:

Alternativa “D”, pois a filtragem propicia que se preste a atenção apenas em alguns aspectos que o emissor procura transmitir, ignorando o contexto global. As grandes organizações, por possuírem um número maior de níveis verticais, geram mais oportunidades para a ocorrência da filtragem.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Pode-se reduzir o processo de resistência ajudando os funcionários a compreenderem a lógica da mudança. Se eles forem informados sobre todos os fatos e tiverem as suas dúvidas esclarecidas, a resistência cessará. Pode-se criar discussões individuais, memorandos, apresentações de grupos ou relatórios. Esta

estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com