TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COmportamento Humano

Exames: COmportamento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Alexander de Mattos Efraim Filho

Euler Lopes Ferreira

Lucielle Neris

Lucas Melo Oliveira

1 Introdução; 2 Conceito; 2.1 Evolução da Tecnologia da Informação; 2.2 Importância da Tecnologia da Informação; 2.3 Vantagem competitiva; 3 Conclusão.

RESUMO

O artigo desenvolvido tem como objetivo explorar e mostrar como ocorreu a evolução da presença da Tecnologia da Informação na estrutura das organizações ao longo dos anos e décadas. Cada vez mais presente na vida das organizações de todo o mundo, a tecnologia vem ganhando força a cada dia e se tornando inerente ao sucesso e funcionamento das empresas, situação que vem crescendo ao longo dos últimos dez anos, com um grande avanço da globalização e expansão de tecnológica através das redes socais e softwares de extrema importância e dinamismo para as organizações. Foi abordado de forma consistente o ônus dessa evolução e expansão tecnologia, que é uma menor interação dos colaboradores uns com os outros durante o período de trabalho e até mesmo na vida particular, uma vez que a presença de inúmeros aplicativos substitui, na visão dos clientes, a necessidade de encontros presenciais. Essas modificações vêm se tornando cada vez mais natural nas organizações da atualidade. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo explorar a inserção da tecnologia da informação na estrutura organizacional, além de apresentar os conceitos e a aplicabilidade da tecnologia da informação nas organizações da atualidade, apresentando os aspectos favoráveis e desfavoráveis ao implementar a tecnologia nas empresas.

Palavras-chave: Tecnologia da informação, estrutura organizacional, organizações

ABSTRACT

The article developed aims to explore and show how there was progress in the representation of the information technology in the structure of organizations over the years and decades. Increasingly present in organizations around the world, the technology has been gaining strength every day and becoming inherent to the success and operation of companies, a situation that has been growing over the last ten years, with a big advance of globalization and expansion technology through social networks and of utmost importance and dynamism software for organizations. Was approached consistently the burden of this evolution and expansion technology, which is a lower interaction of employees with each other during the work period and even in private life, since the presence of numerous applications replaces, from the customer view the need for physical meetings. These modifications are becoming more and more natural in today's organizations. Thus, this article aims to explore the integration of information technology in the organizational structure, and present the concepts and the applicability of information technology in today's organizations, presenting the favorable and unfavorable aspects to implement the technology in enterprises.

Key-words: information technology, organizational structure, enterprises

1 INTRODUÇÃO

O conceito de Tecnologia da Informação - TI é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois este está intimamente ligado a aspectos humanos, administrativos e organizacionais (KEEN, 1993).

Estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos 5 anos, cresceu 30-80%, dependendo da localização e ramo de atuação do negócio (Palvia & Palvia, 1999).

Diante desta estatística fundamenta-se que o aumento do uso ocorre principalmente nas funções operacionais e administrativas e não em atividades estratégicas e de tomada de decisões nas organizações (Fuller, 1996).

Determinados escritores, como ALTER (1992), fazem distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, sendo a primeira expressão, os aspectos técnicos, e a segunda correspondendo às questões relativas ao escopo do trabalho, onde pessoas e informações estão envolvidas. Outros autores, no entanto, utilizam o termo Tecnologia da Informação enquadrando ambos os aspectos, como é a visão de HENDERSON & VENKATRAMAN (1993).

A Tecnologia da Informação obteve um crescimento estimável de uma orientação tradicional de suporte administrativo para uma considerável ferramenta estratégica dentro da organização. A compreensão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e ressaltada, pois não somente sustenta as operações de negócio existentes, mas também aceita que se viabilizem novas estratégias empresariais.

O uso eficiente dessa tecnologia e a coerência entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da ideia de ferramenta para produtividade, sendo em muitos momentos fator crucial de sucesso. Com isso o caminho para este sucesso não somente está relacionado com o hardware e o software usados, ou com técnicas de desenvolvimento, mas com a interatividade da TI com a estratégia e as características da organização e de sua estrutura (DIAS, 2000)

A implantação da TI em uma organização consiste em uma mudança tecnológica que visa interligar as diferentes áreas dentro da mesma, bem como a reestruturação das fronteiras da organização, com o intuito de aumentar a sua eficácia e eficiência para acrescer vantagem estratégica (DIAS, 2000).

Diante deste cenário, o presente artigo tem o objetivo de contribuir para a identificação do papel exercido pela TI no ambiente organizacional. Com este intuito, inicialmente foi realizado através de revisão bibliográfica, destacando a relação entre o uso da TI e as mudanças organizacionais.

2 CONCEITOS

TI é toda tecnologia que envolve o processamento de dados, informações e comunicação integralizada, utilizando-se de recursos e equipamentos eletrônicos (TORRES, 1996). É composta por recursos tecnológicos e computacionais para geração, processamento, gerenciamento, armazenamento e uso de dados e informações.

Os investimentos em TI nas organizações, em sua grande maioria, estão vinculados à coleta, processamento, transmissão, armazenagem, análise e apresentação de dados e registros (LAUDON

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com