TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRONOLOGIA DOS ESTUDOS DO COMPORTAMENTO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

CRONOLOGIA DOS ESTUDOS DO COMPORTAMENTO

De acordo com Maurizzo e Perrozi uma das primeiras linhas de estudo sobre o comportamento animal foi o behaviorismo, que se originou com Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), na Rússia, e com John Broadus Watson (1878-1958), nos Estados Unidos. Watson é considerado o pai do behaviorismo e propunha que esta fosse uma ciência empírica, capaz de formular generalizações amplas sobre o comportamento humano, com experimentos passíveis de réplica em qualquer laboratório. Inicialmente bem recebido pela comunidade acadêmica, Watson foi aos poucos perdendo credibilidade, pois deixava de lado o estudo da subjetividade. Os temas behavioristas continuam sendo ensinados como parte da psicologia experimental na maioria dos cursos de graduação em psicologia no Brasil, e também vêm sendo incorporados como ferramenta de análise complementar nas áreas de administração de empresas, letras, economia, meio ambiente, sociologia, educação, entre outros.

Nos experimentos de psicologia experimental O rato tem sido o animal usado em experimentos por ser limpo, fácil de cuidar, tem baixo custo de manutenção além de ser pequeno, de fácil domesticação e manso quando bem tratado.

A evolução da ciência não poderá ser realizada pelo uso indiscriminado de animais bem como o desapreço com os animais. É essencial manter uma postura ética diante da ampliação do avanço científico e escolha de medidas que atenuem o sofrimento dos animais, favorecendo o seu bem- estar.

A credibilidade da pesquisa está vinculada ao bem-estar do animal enquanto os experimentos são realizados e a sensibilidade do pesquisador para compreender as necessidades e os sofrimentos do animal, tendo bom senso em relação as atitudes tomadas para com o animal.

Para que a realização do experimento seja realizada com competência é necessário que haja orientações referentes ao manejo correto dos equipamentos usados nos experimentos.

A utilização correta dos materiais durante o experimento proporciona eficácia e credibilidade nas pesquisas.

As pesquisas experimentais com animais devem ser orientadas por profissionais qualificados que orientem constantemente os pesquisadores para que estes realizem os procedimentos corretamente, sem causar qualquer sofrimento ao animal.

REFERÊNCIAS

COBEA. Biossegurança e a experimentação animal. Disponível em: <http://www.cobea.org.br/include/download/biosseguranca.doc> Acesso em 05.04.2009

COBEA. Princípios éticos para o uso de animais em laboratório. Disponível em : <http://www.cobea.org.br/index.php?pg=Principios%20Eticos> Acesso em 05.04.2009

FERNANDES, J. A. Comportamento, biologia e ciências sociais: um diálogo impossível? Disponível em: http://www.Comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=17&id=166.

Acesso em 04.04.2009

www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=17&id=177 -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com