TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA OBSERVAÇÃO

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA

OBSERVAÇÃO 

[pic 2]

2018

OBSERVAÇÃO

        

2018


1.INTRODUÇÃO

Através da observação, podemos denominar comportamentos, pois o ato de observar é muito importante, através dele conseguimos coletar dados que facilitam o processo de análise e pesquisa, para a melhor compreensão do fato ou fenômeno. Os dados a serem observados são referentes ao individuo os quais se referem a sua interação com o ambiente sendo ele objeto e pessoa, são verificadas suas expressões faciais, postura, maneira de se mover, agir e é possível nesta observação coletar dados do espaço físico e social.

 A psicologia do desenvolvimento, mostra as mudanças de comportamentos, relacionados a idade durante a vida de uma pessoa, é graças aos pesquisadores desse campo que, hoje, sabemos mais sobre os períodos da vida, quando criança, começa a falar, andar, como é o processo de aprendizagem. Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cognitivo e psicossocial. As habilidades motoras, a saúde, o crescimento do cérebro, dentre outros são aspectos do desenvolvimento físico. A capacidade de aprender, falar, memória e criatividade fazem parte do desenvolvimento cognitivo. Emoções, relações sociais e personalidade compõe o desenvolvimento social. Importante ressaltar que esses aspectos do desenvolvimento; físico, cognitivo e social, são inter-relacionados, ou seja, cada aspecto afeta os outros.

2. METODOLOGIA

O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa, conduzida no ambiente cotidiano, o lar, usando a observação, analisando por 3 (três) horas, uma criança de 8 (oito) anos, nascido na data 01/02/2010, do sexo masculino. Dados coletados através da anamnese, por meio dela, foram reveladas informações do passado e do presente da criança, observa-se a visão da família sobre a história do sujeito. Constatou nesta anamnese como foi a gravidez, pré- natal, concepção,histórico de doenças, rotina, dinâmica da família, etc.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Desenvolvimento físico: habilidades que a criança vai adquirindo, capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular etc. pode-se notar que através dos relatos da anamnese seu desenvolvimento físico esta dentro do padrão, pois engatinhou com 8 (oito) meses, sentou-se aos 4 meses (um pouco adiantado que a média). Na observação, correu, pulou com muita firmeza, não necessita de ajuda física, se locomove com muita facilidade e agilidade, sempre entrando e saindo, correndo, pulando, sem nenhum esforço ou problema.

Desenvolvimento cognitivo: capacidade do cérebro de processar informações, como: pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, etc. Relatos da anamnese, diz que . Na observação, a criança brincou sozinha, com vários brinquedos, sempre dizendo os nomes de cada um, com muita familiaridade, distinguindo cores e objetos com rapidez, quando pegava o celular, mexia com muita facilidade, sem necessidade da ajuda dos integrantes da família.

Desenvolvimento social: com o aprendizado da linguagem, começa também desenvolvimento social,é partir daí que a criança começa a trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições etc. na observação, nos apresentou uma perfeita condição com a fala, uma criança fácil na comunicação e entrosamento com outros, na anamnese a discrição sobre a fala é breve, pois não teve problema algum no desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com