TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA Disciplina: Contribuições das Teorias Cognitivas

Por:   •  11/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: Contribuições das Teorias Cognitivas

Professor (a): André Oliveira

Data:17 / 11 /2020

Discentes: Amanda Gomes, Antoniel Moraes, Byanca Brito, Gabrielle Di Giorgio & Jamille Bomfim

Valor:

 

Caso A

Lista de Problemas

         A invasão de privacidade por parte do namorado, a passou a se isolar das amigas e da família, é impedida de manter amizades masculinas, a agressão e o rendimento escolar prejudicado. Os problemas tiveram início a partir dos ciúmes que H. passou a ter, além das ameaças e gritos que eram resultados dos ciúmes. Os problemas são mantidos pelo medo que A. sente do namorado ter mais um ataque de raiva e por H. mostrar-se arrependido e a promessa de que seriam felizes. A. apresenta pensamentos como, por exemplo: “Ele é o único que vai gostar de mim”, “Eu sou feia e desinteressante”, acredita que deve manter o relacionamento por ter se entregado para ele, se ele a deixar ela não irá suportar. Com isso, A. Continua a se isolar, sente vergonha, autoestima abalada, não sente mais alegria e o medo constante do namorado.

Hipóteses de Origem

Os Ciumes excessivo de H, a Agressão Física e o Abuso Sexual sofrido como a Baixa alto estima, pois (A) está  com  Depressão.

Fatores Precipitantes

        O fator precipitante seria o abuso ocorrido na relação entre A. e H., pode ser considerado um gatilho, porquê quando a relação sexual ocorreu A. disse que não estava preparada para isso, porém H. foi agressivo e com isso ela acabou cedendo apesar de deixar bem claro que não queria, além disso, A. se tornou uma pessoa isolada em casa e na escola.

Mecanismos de Manutenção dos Problemas

Nível cognitivo:

“Ele é o único que vai gostar de mim.”

Esse pensamento de A. caracteriza-se como uma crença intermediária, pois ela criou uma suposição sobre si mesma e sobre os outros: que o atual namorado será o único homem que irá gostar dela. Como também um erro cognitivo do tipo adivinhação do futuro, pois ela criou uma previsão sem comprovações que o futuro da vida amorosa dela será dessa forma. Também apresenta um erro cognitivo do tipo catastrofização, pois ela atribui exageros acerca do futuro dela.

“Eu sou feia e desinteressante.”

Esse pensamento de A. apresenta uma crença central acerca de si mesma, que foi construída na infância, a partir das experiências de vida e tornou-se uma convicção. Uma crença central do tipo de desvalor, porque possui baixo valor e baixa auto-estima. Também apresenta um erro cognitivo do tipo rotulação, pois ela rotula-se como “feia” e “desinteressante”.

“Agora que já me entreguei a ele, tenho de ser dele para sempre.”

Esse pensamento de A. caracteriza-se como uma crença intermediária, pois é uma crença acerca de si. Além disso, apresenta-se um erro cognitivo do tipo declaração de obrigatoriedade, porque ela diz que “tem” que pertencer ao homem que teve relações sexuais para o resto da vida.

“Se ele me deixar não vou aguentar, vai ser o fim.”

Esse pensamento de A. apresenta uma crença central acerca de si, que foi construída na infância, a partir das experiências de vida e tornou-se uma convicção. Uma crença central do tipo de desamparo, pois ela acredita que não possui capacidade para lidar com um término de namoro.

Nível comportamental:

“..., o H. começou a ter ciúmes do tempo que a A. passava com os seus amigos/as, telefonava-lhe a todo o momento para lhe perguntar onde estava e com quem. Chegou mesmo a gritar com ela e a ameaça-la diversas vezes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com