TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO BÁSICO I

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO BÁSICO I

Trabalho de Conclusão CAPS

Ana Cláudia Xavier de Azevedo – RA: 192666811713

Raquel Martins Paula – RA: 192406811713

Santa Bárbara D´oeste

Junho de 2018

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

Trabalho de Conclusão CAPS

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio especifico I e Estágio Básico I do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, como requisito para a Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação da Prof. Aline Vilarinho Montezi.

Santa Bárbara D´oeste

Junho de 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        Caracterização        4

2.        Demanda        6

3.        A importância da Comunicação        6

5.        Conclusão        9

6.        Referências Bibliográficas        10

INTRODUÇÃO

O presente estágio foi realizado no núcleo de atendimento, CAPS ij (Centro de Atenção Psicológica infanto – juvenil), de modo observatório, durante toas as segundas-feiras das 13:00h as 16:00 horas.

A atividade de observação foi trabalhada no campo infantil, onde durante o período destas reuniões eram discutidas as atividades individuais ou em grupo realizadas pelos estagiários em supervisão das psicólogas atuantes no núcleo. Estas discussões envolviam observações, plano de ação, devolutivas e possíveis encaminhamentos a psiquiatria, toda via muitos destes pacientes acolhidos já pertenciam a este atendimento por meio da UBS.

Nosso papel foi realizar todo o período de observação, anotação dos pontos principais, e inserção das nossas impressões em relatórios para discussão em supervisão.

Após conhecermos a instituição, suas demandas e desafios, propomos um trabalho na área de comunicação para auxiliar a equipe com as dificuldades de execução das rotinas, sejam elas de início ou fim dos processos.

  1. Caracterização

Núcleo de Atendimento Infanto Juvenil

O Núcleo de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil iniciou-se junto ao ambulatório de psicologia no ano de 2013, no Centro Médico de Especialidades. Naquela época, os atendimentos eram realizados por 2 psicólogas. Em 2014, agregou-se à equipe um médico psiquiatra e uma médica endócrinopediatra, já com visão de um futuro CAPS ij (Centro de Atenção Psicossocial infanto juvenil). Em 2015, muda-se de local e o projeto foi aceito pelo Ministério da Saúde e desde então, estamos em processo de habilitação.

Sua localização:

Endereço: Avenida Corifeu Azevedo Marques 1300 – Loteamento Colina – Santa Bárbara d’Oeste/SP. Telefone: 3454-7115 E-mail: capsi.saude@santabarbara.sp.gov.br Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7:30h às 17:00 Coordenadora: Aline Zeeberg E-mail: aline.zeeberg@santabarbara.sp.gov.br

Atividades desenvolvidas:

Acolhimento: Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), e faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Grupos e oficinas: As modalidades poderão ser: grupos de encontro, oficinas terapêuticas, grupos psicoterápicos, roda de conversa, grupo de família e etc.

Visitas domiciliares: Atendimento ou acolhimento realizado por um ou mais profissionais do CAPS em domicílio, em caso de busca ativa ou o usuário encontre-se impossibilitado de vir ao serviço.

Psicoterapia individual: Atendimento individual se desenvolverá de acordo com a necessidade do encaminhamento ao serviço, após a discussão prévia e deliberação da equipe, considerando: os casos novos, retornos, emergência e gravidade.

Os atendimentos individuais serão distribuídos na agenda do psicólogo no total de 1 hora, sendo 45 minutos no máximo para o atendimento propriamente dito e 15 minutos para procedimentos administrativos e outras atividades referente ao PTS do usuário. Considerando tratar-se de um serviço de alta complexidade e grande demanda, preconiza-se a Psicoterapia Breve Focal, sendo construído coletivamente em equipe o foco da intervenção, o planejamento de números de sessões e o acompanhamento do processo terapêutico, e sua avaliação continuada. Tendo em vista que as ações prioritárias dos dispositivos CAPS e Atenção Primária à Saúde são caracterizados por ações coletivas, os atendimentos individuais ficam restritos à encaminhamentos após discussão de equipe.

Atendimento médico

Atendimento médico individual se desenvolverá de acordo com a necessidade do encaminhamento ao serviço, após a discussão prévia e deliberação da equipe, considerando: os casos novos, retornos, emergência e gravidade.

Matriciamento da Educação

Desde 2016, em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, semanalmente é realizado Matriciamento dos profissionais da educação com presença de um médico psiquiatra, fonoaudióloga, psicóloga do Núcleo infanto juvenil. Os casos são discutidos, trabalhando atuação/ orientação do técnico da educação e se necessário encaminhado à UBS de referência ou ao Núcleo infanto-juvenil. Há também encontro realizado mensalmente entre os profissionais do Núcleo infanto juvenil e equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação em que é realizado discussão de casos atendidos pelo Núcleo e acompanhados pela educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (320 Kb)   docx (222.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com