TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das teorias psicológicas sobre o comportamento humano

Abstract: Características das teorias psicológicas sobre o comportamento humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Abstract  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL DA PRIMEIRA UNIDADE

1. Há diversas teorias psicológicas sobre o comportamento humano. O internalismo postula que as causas do comportamento estão sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente nas memórias ou nas emoções. As teorias S=R, ao contrário, opõem-se a esta visão, responsabilizando o meio ambiente pela conduta humana, trilhando assim caminho semelhante ao da Cibernética.Identifique a teoria a partir da teoria S=R e suas evoluções, identifica os autores , suas pesquisas que recorre a variáveis mediacionais neurofisiológicas para explicar o comportamento.

2. As teorias da personalidade dividem-se em teorias psicodinâmicas, teorias estruturais, teorias experienciais e teorias da aprendizagem. (Hall, Lindzey e Campbell). Pesquisem quais são essas teorias e suas principais características.

3. Com base na afirmativa de Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social” discorra sobre a teoria histórico- social.

4. livro História da Psicologia Moderna..

5. Na gênese e no desenvolvimento do psiquismo humano, o processo de significação destaca-se posto que, via atividade em contextos sociais específicos, o que é apropriado pelo sujeito vem a ser não a realidade em si, mas o que esta significa tanto para os sujeitos em relação quanto para cada um em particular. Nesse sentido, ressalta-se que esse movimento de apropriação das significações não se dá de maneira passiva nem direta, pois o sujeito reelabora, imprime sentidos privados ao significado compartilhado na cultura e nesse processo apropria-se do signo em sua função de significação, observando o seu duplo referencial semântico.

De acordo com o texto acima, relacione o mesmo com o filme o Século do Ego.

6. De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aosafetos, desde o nascimento até a vida adulta.

Discorra sobre a Teoria Construtivista.

7. Caracterizado por quadros de agitação, impulsividade e dificuldade de concentração, o transtorno do déficit de atenção,nos últimos dez anos, ganhou maior atenção de médicos, psicólogos e pedagogos porque se passou a creditar a esse distúrbio boa parte dos casos de mau desempenho escolar... Pais acusam escolas de rotular suas crianças de hiperativas indiscriminadamente, antes mesmo de obter um diagnóstico médico, por falta de paciência dos professores para lidar com crianças irrequietas .(Revista Veja, outubro 2004). Relacione essa afirmativa com o filme ~ Como estrelas na Terra, justificando e caracterizando as dificuldades de aprendizagem.

8. Uma das dimensões atuais da realidade brasileira é a questão da inclusão no mercado de trabalho de pessoas comdeficiência, que tem trazido à tona situações de convívio com adiferença, bem como episódios de violência e segregação contra aqueles percebidos como diferentes. Fale sobre a Inclus’ao.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com