TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do conhecimento científico

Artigo: Características do conhecimento científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos:

Conhecimento de senso comum -> Esse conhecimento mistura e recicla vários saberes e os reduz a um tipo de teoria simplificada produzindo uma indeterminada visão do mundo, de um modo precário não especializado, não comprovado. Exemplos:

 Menina histérica (sem conhecimento científico do que significa histeria)

 Ficar neurótico (sem conhecimento do que é neurose)

 Acho que vou surtar (sem saber a gravidade do que é um surto)Obs.: o senso comum se apropria do conhecimento da ciência sem se preocupar com o sentido verdadeiro, ou se é real.

Conhecimento científico -> A ciência tem uma característica fundamental: ela aspira a objetividade. O conhecimento científico tem que ser passível de verificação, e isento de emoção, a fim de tornar-se válidas para todos. São características do conhecimento científico:

 Ter um objeto específico de pesquisa

 Linguagem rigorosa

 Métodos e técnicas específicas

 Processo acumulativo do conhecimento

 Objetividade e meios de testá-lo

Exemplo: Sociologia -> sociedade

Psicologia -> homem

Conceito de Hipótese

Hipótese é uma palavra resultante da justaposição dos termos gregos "hypo" (debaixo) e "thesis" (tese), cujo significado nessa língua era atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis.

“Uma boa teoria não só parece atraente. Ela precisa conter predições analisáveis, chamadas hipóteses” (Psicologia. Myers, David G.)

Na língua portuguesa, uma hipótese designa qualquer suposição de algo verosímil, possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão. Popularmente, o termo é geralmente utilizado como sinônimo de "chance" ou "possibilidade" de algo acontecer, como por exemplo, na frase "o colega afirmou que já não havia nenhuma hipótese de trabalharem juntos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com