TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Espacial do Primata Macaco cauda-de-leão

Por:   •  21/1/2016  •  Artigo  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

Comportamento Espacial do Primata Macaco cauda-de-leão

Resumo

O presente trabalho teve como objectivo aferir o comportamento espacial do primata não humano Macaco cauda-de-leão (Macaca silenus) numa situação de cativeiro no Zoo de Lisboa para identificar quais zonas utilizava com maior freqüência.

A primeira parte do trabalho consistiu na introdução a etologia e enquadramento teórico onde se explica detalhadamente o que é o comportamento espacial e como os primatas tendem a usá-lo

Utilizamos o método observacional com aplicação de tabela de registro de freqüências nas amostras escolhidas de forma aleatória. A amostra consistiu em observação de três sujeitos de uma população de sete.

Os resultados aferidos apontam para uma maior utilização em grupo do espaço designado por B Inferior e uma utilização diferente das áreas de forma individual.

Abstract

The present report has, as an objective, to measure the spacial behaviour of non-human primates, namely the Lion-tailed macaques (Macaca silenus), in captivity in the Lisbon Zoo, so as to identify the most frequently used zones.

The first part of the report consisits of an introduction to Ethology and theoretical framework which gives, in detail, the description of spacial behaviour and how it is used by the primate.

We used an observational method, applying a registration table of frequencies, in samples chosen at random. The sample consists of observing three subjects, from a population of 7.

The results show a greater utilisation of grupal space, designated as B Inferior, as well as the use of areas in a different forms, in an individual way.

Introdução

Desde muito antes de Darwin que o homem estuda o comportamento animal, os Etólogos interessam-se pelo estudo dos comportamentos das espécies utilizando preferencialmente um método de observação naturalista, defendendo que alguns detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contacto continuado com a espécie no seu habitat natural (Bowlby, 1982).

A importância filogenética de determinados comportamentos animais, quais os mecanismos que o causam, as suas funções e mais especificamente onde cada comportamento ocorre é objecto específico de estudo dos etólogos, a observação do comportamento animal muitas vezes têm como objectivo de traçar padrões comportamentais de cada espécie, padrões estes fundamentais no desenvolvimento e sobrevivência destas espécies no seu meio envolvente.

O estudo empírico relativo a como cada espécie faz uso do espaço envolvente também é objecto de estudo da etologia com grande influência de cientistas como Hall, Sommer, Lorenz e Tinbergen entre outros (Aiello, Apoud. Buss. 2005).

O comportamento espacial vem determinado basicamente pelo lugar em que o sujeito realiza uma conduta, dentro de um continuun temporal, o que determinará a possibilidade de estabelecer medidas de frequência, de ordem e de duração, tanto no que diz respeito a ocupação de lugares como as condutas realizadas nos mesmos (Anguera, 1999 - Pg. 162).

De acordo com estudos realizados por Rifá e Anguera (1994), as unidades de registro espacial mais importantes são: Lugares onde ocorre determinado comportamento, a aglomeração e a distância entre indivíduos.

Falar em comportamento espacial implica falar em localização e a forma como esse espaço é utilizado. Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que os primatas utilizam mecanismos de distância espacial para orientarem-se no seu meio envolvente e que estes animais teriam a necessidade de lembrarem-se de pontos de referência no seu dia-a-dia para melhor se locomoverem e encontrarem comida" (Oates,1987).

Uma vez que definimos estudar o comportamento espacial do primata Macaco cauda-de-leão e a que zonas da jaula se deslocava com maior frequência, foi de importância relevante saber se a ocupação de um espaço por um ou mais indivíduos na jaula afectaría de alguma forma o comportamento dos restantes sujeitos do grupo.

Metodologia

O trabalho de observação recai sobre três sujeitos, um macho dominante do grupo,pesa aproximadamente 7 kilos, tem o corpo coberto por uma pelagem acinzentada com as extremidades dos membros levemente mais claras, a cauda cinza com tufo de pêlos brancos no final e a cara com abundantes pêlos brancos, uma fêmea do grupo é bastante mais pequena se comparada ao macho Tobias, pesa cerca de 4 kilos e tem a pelagem cinza, com as extremidades da mesma cor, salvo a cauda que tem um pequeno tufo de pêlos acinzentados, e uma cria, a mais pequena do grupo, pesa cerca de 2 kilos e tem o corpo todo preto, tem poucos pêlos a volta da cara e a cauda ainda é muito pequenina e com uma ligeira penugem de cor cinza claro na ponta.

Material

Para a realização deste trabalho foi utilizada Três máquina fotográficas, 3 telemoveis, um cronómetro e foi criada um reportório e uma folha de registo, de modo a ser possível registrar todos os comportamentos que interessam ao estudo.

Procedimento

A primeira etapa do estudo consistiu na identificação dos 3 primatas não humanos da espécie Macaco Cauda-de-Leão (Macaca Silenus),que definimos como objecto de estudo, uma vez definidos os indivíduos a serem observados, foi desenhado um croqui onde dividimos o cativeiro em nove partes para melhor estudo do comportamento espacial do primata na jaula. Cada sessão observamos um sujeito, sendo que cada sessão teve a duração de 20 minutos e o número de observações foi igualmente distribuído pelos sujeitos da amostra. Foi medida a frequência de tempo que o primata permaneceu em determinado ponto da jaula para aferir em que zonas ele permaneceu por maior tempo.

Este estudo apresenta poucos dados estatísticos e estes poderão não ser precisos, uma vez que não temos ainda bases estatísticas suficientes para conseguir realizar um bom trabalho nessa área e garantir a veracidade dos dados apresentados.

Analise de Dados

Gráfico de frequência das Categorias

A zona com maior freqüência de deslocamentos foi a zona B Inferior com um total de 43 deslocamentos até ela. O sujeito Tobias, verificamos que a área para onde se desloca com maior frequência é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com