TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Dissertações: Comportamento Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  6.969 Palavras (28 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 28

Aspectos psicológicos determinantes do

comportamento empreendedor1

Determinative psychological aspects of the enterprising behavior

Marcelo Macedo; Tibério da Costa Mitidieri (a)

(a) Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. marceloufsc@terra.com.br; architib@terra.com.br

Resumo

Devido ao aumento dos estudos que utilizam a psicologia para explicar o comportamento empreendedor e a crescente importância que os aspectos relacionados ao comportamento vêm tomando dentro do empreendedorismo para justificar o sucesso ou fracasso de um empreendimento, foi elaborado este artigo. Este tem como objetivo elucidar algumas características dos empreendedores e identificar alguns fatores psicológicos que podem ser determinantes no comportamento de empreendedores.

Palavras-chave: Personalidade. Percepção. Atitude. Aprendizagem. Motivação.

Introdução

A literatura sobre estratégia é influenciada por diversas abordagens de natureza econômica e de natureza empreendedora. A perspectiva econômica ainda é predominante e esta diretamente relacionada ao negócio e ao ambiente externo da empresa. No entanto, a tendência empreendedora emerge com o reconhecimento da possível importância da influência do comportamento individual sobre o processo de formação e implantação de estratégias organizacionais. Essa nova abordagem estuda a associação entre características pessoais dos dirigentes e o processo de administração estratégica das empresas.

1 Artigo elaborado sob a orientação do docente Francisco Fialho | Psicólogo e Engenheiro.

273

Aspectos psicológicos determinantes do

comportamento empreendedor

Revista Intersaberes | vol.1 n. 2, p. 272 - 299 | jul-dez 2006 | ISSN 1809-7286

Em muitas organizações, as decisões são tomadas essencialmente à partir da visão que seus dirigentes têm do ambiente no qual as empresas estão inseridas. Dessa forma, o aspecto cognitivo do tomador de decisão se sobressai como um dos fatores ambientais que exercem influência no processo decisório, de maneira que os aspectos ligados ao perfil cognitivo do dirigente são o fator preponderante na tomada de decisões em muitas empresas. Muitos empreendedores não sentem a necessidade de implementar procedimentos formais de planejamento estratégico (como ocorre em grandes organizações) e suas análises externas baseiam-se em sinais do ambiente, que podem ser oportunidades ou ameaças.

A percepção desses sinais forma a base para a decisão estratégica. Segundo Pleitner (1989), muitos empreendedores têm tido sucesso com métodos diferentes dos convencionais na prática da administração mercadológica, como, por exemplo, a intuição e a improvisação. E Begley e Boyd (1987) ressaltam a importância das características psicológicas do executivo principal, afirmando que estas podem afetar a performance da empresa.

Numa visão menos tecnicista, Kets De Vries (1996) afirma que a direção geral de um empreendimento não engloba somente aspectos conscientes e muitas vezes, os executivos principais não seguem o processo prescrito e racional de análise do ambiente sugerido pela ciência da administração. Muitos empreendedores, mesmo dispondo de planos concretos, desencadeiam suas ações influenciados por suas características psicológicas pessoais com raízes individuais profundas. Além disso, atributos organizacionais refletem as personalidades dos administradores mais influentes e os resultados organizacionais (estratégias e efetividade) são vistos como reflexo das bases cognitivas da coalizão dominante de uma organização.

A partir disso é possível notar que as ações dos empreendedores no processo de formulação estratégica emergem sem um planejamento prévio, principalmente quando empreendedor é motivado por suas características pessoais e toma decisões arriscadas em ambientes extremamente instáveis (Mintzberg et al, 2000). Por isso, neste artigo, discutir-se-ão as principais

274

MACEDO, Marcelo M.; MITIDIERI, Tibério da C.

Revista Intersaberes | vol.1 n. 2, p. 272 - 299 | jul-dez 2006 | ISSN 1809-7286

características psicológicas que determinam o processo de tomada de decisão empreendedora.

Fatores psicológicos influenciadores do comportamento empreendedor

Centrar-se nas características anátomo-fisiológicas e cognitivas de um indivíduo, não é suficiente para prever seu comportamento dentro da organização do trabalho. É evidente que a personalidade de cada um repercute sobre a escolha de suas atividades profissionais. Dentre outras forças pessoais que interagem para determinar o comportamento da pessoa que exerce um papel administrativo (Gibson et al, 1981), incluem-se: percepções, atitudes, motivações e aprendizagens. Essas são algumas das principais variáveis psicológicas importantes para a compreensão do comportamento das pessoas, sejam elas empreendedoras / intra-empreendedoras ou não.

Personalidade

Para entender o comportamento dos empreendedores faz-se necessário, inicialmente, recorrer à psicologia, com o objetivo de facilitar o entendimento das variáveis que determinam a relação do homem com o mundo. Portanto, para se entender quem são as pessoas empreendedoras e a forma como se comportam e se relacionam com outras pessoas, é necessário conhecer alguns aspectos relacionados ao comportamento humano, começando pela formação da personalidade.

No âmbito da psicologia cotidiana, particularmente nas situações de trabalho, as teorias implícitas da personalidade desenvolvida (Beavois, 1984; Aidrovandi e Gryselier, 1986) traduzem-se pela revelação dos traços e das características que seriam necessários à execução de uma tarefa. Por exemplo: um responsável por uma empresa desejaria recrutar um funcionário autoritário, mas, tolerante que possua uma grande empatia com os outros e

275

Aspectos psicológicos determinantes do

comportamento empreendedor

Revista Intersaberes | vol.1 n. 2, p. 272 - 299 | jul-dez 2006 | ISSN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com