TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Ensaios: Comportamento Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente é impossível dissociar o estudo do comportamento humano das outras tarefas que uma empresa precisa realizar para poder crescer no mercado. A percepção dos hábitos, costumes e de todas as reações que ocorrem nos seres humanos deve ser analisada também na rotina de uma organização, pois se uma empresa sabe lidar com estes fenômenos comportamentais dos seus colaboradores, provavelmente ela saberá o caminho certo para prosperar.

Todos os fatores que hoje em dia interferem na continuidade dos serviços de uma empresa produzem uma complexidade que muitas vezes é ignorada, como o próprio comportamento das pessoas que constituem esta sociedade à parte que há dentro de uma Organização.

Este estudo do Comportamento Humano no Trabalho só se tornou necessário quando houve a Revolução Industrial no século 18, o que ocasionou a necessidade de mais funcionários para operarem junto às máquinas e, pessoal especializado para realizar a manutenção de todos os equipamentos.

Com a chegada de um número massivo de fábricas, empresas e organizações, o aumento natural de pessoas concentradas fazendo parte do mesmo ambiente com certeza aumentou. Isso provocou a criação de teorias para entender o comportamento humano no trabalho, de modo que isso ajudasse o serviço que estivesse sendo realizado a se tornar algo mais produtivo e com menos problemas.

A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Até chegarmos à estruturação dos estudos e conceitos atuais, o comportamento humano no trabalho passou por uma série de análises diferentes. Atualmente podemos considerar este estado perto da maturação, pois ainda há aspectos sobre o comportamento dos colaboradores a serem descobertos e provavelmente sempre haverá. O importante é que hoje em dia nós possuímos teorias suficientes para uma boa relação organizacional interna.

Primeiramente as pesquisas eram voltadas ao aumento da eficiência do trabalho operário, através de métodos científicos. A partir daí, se criou o conceito de Relações Humanas nas organizações. Esta abordagem usava a figura do gerente para aplicar os conceitos primordiais do comportamento organizacional atrelados a um bem estar satisfatório de todos os empregados.

Após essas análises, chegamos a Teoria do Sistema. Esta teoria defende um sistema aberto, que possui vários subsistemas que são interligados, e por ser mais aberto corre o risco de qualquer influência externa mudar o resultado do trabalho designado.

Atualmente nós temos uma junção dessas teorias, pois todas elas contêm dados importantes que juntos formam um estudo completo do comportamento das pessoas nas organizações. Esta junção proporciona o uso de soluções mais apropriadas para as empresas e deste modo, um ambiente mais propício ao melhor desempenho das funções dos colaboradores, como também a harmonia de suas relações.

PERCEPÇÃO AGUÇADA

A percepção do líder deve sempre estar aguçada, pois é necessário criar uma constante empatia e apurar a sensibilidade para entender as necessidades e anseios dos profissionais que formam uma equipe. Tudo o que percebemos em forma de reação e o modo como percebemos o mundo passa por um filtro mental que nos faz olhar situações ou pessoas de um modo que talvez possa ser distorcido.

Esta distorção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com