TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano Nas Organizações

Artigo: Comportamento Humano Nas Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

1. Reflita sobre os trabalhos que você desenvolve na empresa onde atua, com a finalidade de identificar os graus de autonomia e de participação.

- A autonomia é sentida em processos cotidianos de pouca importância, e muitas vezes, por outro membro da organização ter a visão mais conservadora e não querer descumprir certas burocracias, a mudança desses processos não é eficaz, o que faz, na maioria dos casos, o trabalho continuar do mesmo jeito. Essa autonomia e essa sensação de participação é sentida em outros setores e com pessoas de um nível hierárquico maior, como o supervisor de vendas e o responsável pelo setor logístico.

2. Reflita sobre as interações socioprofissionais presentes no ambiente de trabalho. Destacar aspectos inerentes ao comportamento humano e a responsabilidades pessoais e profissionais.

- As interações socioprofissionais geralmente são defasadas, porque a gerência toma as decisões de mudanças na organização junto com a diretoria e informa aos subordinados o que terão que seguir, o que mostra um quadro diferente de liderança participativa, fazendo com que o comportamento dessas pessoas seja menos de aceitação e mais de rejeição a essas modificações. Desse modo, as responsabilidades pessoais tendem a se sobressair frente às profissionais, já que os indivíduos não se sentem responsáveis pela mudança ocorrida naquele meio.

3. Analise as relações de poder e autoridade vigentes no contexto de trabalho. Salientar as variáveis envolvidas.

- O poder e a autoridade são exercidos de modo que os trabalhadores têm, por exemplo, espaço para a comunicação com os gestores, o que traz um pensamento ilusório de que ele está participando positivamente em alguma mudança na empresa. Ilusório porque a maioria das coisas que são expostas não sofrem as mudança sugeridas pelo setor operacional. Apesar de a comunicação com alguns gestores ter acesso facilitado, alguns outros mantém uma distância bem perceptível em relação a trabalhadores comuns. Um exemplo dessa última afirmação é o fato de alguns diretores apenas aceitarem receber atendimento se for do supervisor de vendas e não de um vendedor comum, o que já mostra a diminuição no valor que aquele empregado tem. Portanto, existe uma flexibilidade por parte de uns, mas que é encoberta pela perceptível diferenciação hierárquica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com