TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humanos

Ensaios: Comportamento Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO HUMANO

Definição: É a expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências.

Objetivo: Entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações, bem como, os motivos que condicionam tais ações, e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida,proporcionam a cada indivíduo.

Cenário Atual: “As pessoas parecem tomadas por um senso de urgência, um imediatismo subserviente, através dos quais manifestam-se em defesa de interesses de curto prazo, pontuados isoladamente e localmente, como se estivessem desconectadas do organismo social”.

Norteadores do Comportamento Humano

Valores: Definidos como normas, princípios, padrões socialmente aceitos

Caráter: É nossa particularidade, nossa maior intimidade, nosso segredo mais bem guardado.

Mudança: Não existe nada permanente, exceto a mudança.

Percepção: A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro.

Atitudes: A aprovação de pessoas importantes para nós ou do grupo social de que participamos exerce um efeito reforçador das nossas atitudes, o que faz com que estas sejam incorporadas ao nosso repertório de comportamento, enquanto que, aquelas que são criticadas, costumam ser rejeitadas.

Fatores que Influenciam o Comportamento Humano

Antropológicos/Culturais: Fator relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social.

Sócio-Econômicos: Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si.

Biológicos/Fisiológicos: Está relacionado ao físico .

Ambientais: Esta relacionado com o local onde as pessoas moram, trabalham, vivem. Psicológicos: Está relacionado ao estado emocional das pessoas, modo como foram criadas e tratadas desde a infância até o momento atual.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Definição: Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Organização: São sistema sociais e o seu principal fator é o humano. Planejamento da organização formal, os processos de trabalho e cargos. As políticas de RH (processos de seleção, treinamento, avaliação de desempenho).

Histórico: Considera-se que as teorias e as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com