TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

• EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Esses dois conceitos são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas seus significados são completamente distintos.

A eficiência e a capacidade do Administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recurso.

A eficácia e a capacidade de fazer aquilo que e preciso, que e certo para se alcançar determinado objetivo. E escolher os melhores e produzir um produto adequado ao mercado.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade e feita, enquanto que a eficácia se refere ao resultado da mesma.

Por isso e necessário conhecer os melhores métodos de produção, condições de mercado, o que a população necessita funcionários competentes, enfim tudo aquilo que e essencial para que se produza com eficiência e eficácia.

Eficiência e eficácia são conceitos distintos porem interligados.

O Presente trabalho a ser apresentada fala sobre comportamento organizacional.

Mais concretamente sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, que será tratado no capitulo1.

Na forma que o ser humano se relaciona no seu local de trabalho, como está envolvido com a organização. Será mostrado como uma organização e composta, sobre as dificuldades de se monitorar o ser humano, sobre a influência nos trabalhos em equipe e também sobre as variações dentro das organizações.

No capitulo 2 será abordado o tema inovação tecnológica, sobre o avanço da tecnologia, se houve ou não uma melhora dentro das organizações, sobre os processos tecnológicos de novos produtos ou processos, sobre as barreiras dessas inovações tecnológicas e a busca constante das organizações pela inovação tecnológica.

No capitulo 3 Iremos falar sobre o trabalho em equipe, nesse tema será abordado qual a finalidade de um trabalho em equipe, ira abordar também sobre o efeito de um líder dentro de uma equipe, qual e a sua função.

Ira abordar sobre o mundo em que vivemos hoje, qual a importância do trabalho em equipe, de como e formada uma equipe, e se essa forma de trabalho fará ou não diferença dentro de empresa.

No capitulo 4 serão abordados dois temas, percepção e comunicação. Sobre a percepção, iremos ver como os indivíduos se organizam e interpretam suas visões. No que a percepção e fundamental dentro das organizações, as visões, as soluções que a percepção pode facilitar.

Neste mesmo capitulo, será abordada a comunicação, como a comunicação ajuda dentro de uma organização, qual a melhora que ela traz para as organizações, saber como ela e usada dentro das organizações, enfim todo seu ponto positivo.

Para a elaboração deste trabalho, usamos a metodologia de vários autores:

Comportamento Organizacional: Karla Sampaio e o site www.Rh.com.br.

Para inovação tecnológica, foi usado o site www.inovacaotecnologica.com.br e o site www.gifad.org.br.

Em trabalho em equipe, utilizamos o site, www.supertextos.com/texto/trabalho.

Em percepção e comunicação, usamos os sites www.notapositiva.com. www.scielo.br.

www.sare.unianhanguera.edu.br.

E em eficiência e eficácia, utilizamos o site www.administradores.com.br.

CAPITULO 1

• CONCEITO DE COMPORATAMENTO ORGANIZACIONAL

Conforme constatamos no texto indicado por SAMPAIO, Karla comportamento organizacional relaciona ao comportamento do ser humano e a relação ao seu local de trabalho.

Esta diretamente envolvida com o lado humano de uma organização.

Uma organização geralmente e composta por grupos de pessoas que se ajuntam, com o objetivo de procurar solucionar problemas, encontrar soluções dentro de uma empresa e procurar superar as divergências.

Existe certa dificuldade de se monitorar o comportamento humano, dentro das organizações, pois cada pessoa tem um tipo de inteligência (Inteligência Múltipla).

Os trabalhos em equipe influenciam muito no comportamento organizacional, pois geralmente, cada membro tem uma idéia diferente, portanto dentro de um grupo, pode se formar várias idéias.

O comportamento organizacional exerce consideravelmente uma função na vida de um ser humano, pela sua complexidade e o seu desempenho.

Existem algumas variáveis dentro de uma organização:

Estrutura, ambiente de trabalho, habilidades interpessoais, cultura organizacional, planejamento e o clima dentro dessas organizações.

Analisando as teorias do autor Eduardo Soto e a de Stephen Robbins, pude observar o seguinte:

Eduardo Soto considera que Comportamento Organizacional está ligado as atitudes e aos atos dos indivíduos dentro das organizações e essas organizações tem interesse em analisar e estudar essas atitudes para compreender suas necessidades, não perdendo créditos dentro do mercado.

Já Stephen Robbins diz que comportamento organizacional é o impacto que a organização tem sobre as atitudes dos indivíduos dentro das organizações, estudando assim a melhoria do funcionamento organizacional. É importante analisar, pessoas e grupos, chegando a um resultado e aplicar a melhoria nas organizações, para que o resultado seja positivo e as pessoas fiquem mais eficazes. Resumindo a teoria, comportamento organizacional é o estudo sobre o que os indivíduos fazem e como isso afeta o desenvolvimento das organizações.

Contudo, podemos afirmar que comportamento organizacional é uma importante ferramenta para entender as situações e o dia-a-dia do trabalho para promover o bem estar dos indivíduos dentro das organizações, fazendo assim com que o resultado da empresa seja positivo e satisfatório, também ajuda na resolução dos problemas, ajuda os indivíduos a trazerem os resultados esperados pelas organizações de forma mais eficaz e prazerosa, traz um bom relacionamento interpessoal entre colegas e grupos, fazendo assim um ambiente mais agradável para se trabalhar, criando uma confiança recíproca entre a organização e os indivíduos.

• COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com