TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos dizer que a pessoa que mais sofre com o stress é o gerente, pois é ele que mais convive com pessoas desconfiadas, desmotivadas, competitivas, egocêntricas, inseguras e exigentes. Acaba por absorver um pouco de cada para tentar fazer a harmonia em geral de todos, com isso ele acaba assumindo diretamente o risco de errar. É um cargo que exige alto grau de maturidade, além disso, precisa conhecer a natureza humana.

De modo geral, as mudanças e as complexidades das organizações exigem que o nível de desgaste de um gerente seja muito elevado. Quando há mudanças, como corte de custo onde é necessário demitir pessoas isso acaba mexendo com o psicológico do profissional.

O mercado em constante evolução o obriga a acompanhar, buscando inovações sejam elas na forma de produtos ou serviços. O alto de nível de reivindicações em termos de direitos dos funcionários também gera alto nível de stress, como por exemplo: Em função do mercado de consumo, inflação, maior participação, redução do espaço social entre o gerente e subordinado e informação.

O funcionário já não consegue o mesmo apoio da família em casa, pois o numero de filhos diminuiu, aumentando o tempo de dependência com os pais, o numero de mulheres no mercado de trabalho vem aumentando cada dia mais isso acaba implicando no convívio da família, pois elas acabam tendo dupla jornada de trabalho. Por fim o gerente acaba tendo uma enorme responsabilidade, pois todo stress que ele gera acaba sendo transmitido a um enorme numero de pessoas que se encontram na organização.

O stress também pode comprometer o desempenho do profissional, deixando o individuo totalmente desanimado caindo assim o seu rendimento. Isso sem contar na influencia da saúde de modo geral. Segundo o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre todo fator que desencadeia ansiedade e stress é um complicador para os cardiopatas.

De janeiro a outubro de 1992, o instituto fez 77.000 atendimentos ambulatoriais, 7.300 internações, 1.418 cirurgias. Cerca de 80% das visitas feitas a médicos são devidos a sintomas decorrentes do stress, o stress mata como qualquer outra doença de alto risco (Ana Maria Rossi, Ph. D em Psicologia).

O stress está totalmente envolvido nas empresas até mesmo em uma alimentação rica em gordura onde os indivíduos acabam tendo tendência as desenvolverem doenças coronarianas e cardíacas.

Podemos dizer que o profissional que ocupa o cargo de gerente acaba recebendo uma pressão constante todo o processo de produção ou tomada de decisões está relacionada diretamente a ele, que por sua vez gera o stress e acaba passando para outras pessoas.

Existem alguns conceitos de stress, segundo Hans Selye, stress é o estado manifestado por uma síndrome específica que consiste em todas as mudanças não especificamente induzidas dentro de um dado sistema biológico.

Quando passamos por mudanças em nossas vidas nosso organismo sofre alterações seja ela física ou mental, o coração pode acelerar, nosso pensamento pode modificar. As mudanças podem ser positivas ou negativas as duas podem causar stress.

Se concordarmos que o stress é necessário a vida, podemos dizer que estamos em desequilíbrio conosco e com o meio ambiente. O stress causa reações físicas e reais, é preciso saber diferenciar o stress de outras doenças, notamos que a presença de vários sintomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com