TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 2

O PENSAMENTO SISTÊMICO

O pensamento sistêmico surgiu no século XX em contraposição ao reducionismo do pensamento linear, mais precisamente a partir de 1920, na área da biologia com Goldstein e a noção do

organismo compreendido como um sistema.

Enquanto o pensamento linear é estrutural, o pensamento sistêmico é não linear e se baseia no estudo dos padrões, conjuntos e totalidades que inclui a aleatoriedade, a incerteza, a imprevisibilidade e impossibilidade de separação entre sujeito e objeto. Homem, máquina e ambiente estão intrinsecamente interligados.

O homem precisa reduzir o objeto a várias variáveis, concebê-las analiticamente e criticamente, também precisa uni-las e buscar a compreensão da totalidade e das relações entre as partes com o todo e do todo com as partes.

Mas não somente é necessário abandonar a ilusão de que podemos ter controle e previsibilidade absoluta sobre o mundo; é necessário desautorizar o nosso conhecimento como imponente e tomar consciência que a razão não é uma “lei divina” que irá nos dar todas as soluções – contudo, isso não significa ser irresponsável e se jogar ao acaso, mas clarificar, jogar luz com toda amplitude possível, sabendo que não somos o centro do universo, que podemos falhar e que a razão também desconhece o

que deveria aumentar ainda mais a nossa busca por um conhecimento complexo e não simplificador.

 “O líder na gestão de mudanças”

A mudança é um fator essencial para a sobrevivência da organização que depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem, ou seja, para administrá-la, é preciso que haja uma missão forte, capaz de tocar os corações, e visões futuro compartilhadas.

Ter visão sistêmica implica trabalhar em equipe, e não em bando, ou em grupo apenas.

A equipe é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Na equipe não se dá atenção apenas às tarefas, mas, sobretudo, às relações entre as pessoas.

A equipe mantém a sua união pela confiança mútua, amizade e solidariedade. O mais forte abdica-se da ostentação do seu poder pela união de todos. O mais fraco é ajudado a encontrar uma tarefa adequada, na qual possa dar o melhor de si. Cada membro da equipe contribui para a coletividade com aquilo que tem de ser melhor.

04

Detalhadamente quando possível, a influência das variáveis que afetam significativamente os resultados do sistema a curto e longo prazo, o que pode ou ser uma vantagem competitiva para a organização.

CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA

Concluímos que através do desenvolvimento desta pesquisa acadêmica, proposta dentro da disciplina de comportamento organizacional, ministrada pela professora Miriam Ferrari, que o comportamento organizacional é o estudo do comportamento do indivíduo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com