TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina comportamento Organizacional:

R= É o modo de conduta do funcionário na empresa, sua reação diante de mudanças, seu respeito e cooperatividade nas atividades da organização.

2. Identifique as contribuições ds pricipais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional.

R= A psicologia como ciência contribui para o comportamento organizacional porque dá ênfase aoa indivíduo em relação a sua aprendizagem, pesonalidade, liderança,motivação.Ja a sociologia e a psicologia social voltam-se para o grupo, a primeira refere-se a dinâmica de grupoteoria das organizações,poder,conflito e comportamento dos grandes grupos, a segunda trata da dinâmica de grupo, liderança, decisões em pequenos grupos e mudanças de atitudes. A antropologia e a ciência política focam na organização e no sistema, a primeira se direciona a cultura organizacional, diferenças culturais entre países e ambiente organizacional, já a segunda se direciona ao poder, conflito, política e relacionamento entre as organizações e poderes.

3. Descreva os três objetivos do estudo do comportamento organizacional.

R= Explicação pois busca explicar as causas de determinado comportamento; Previsão prever comportamentos que possa acontecer diante de determinado cenário possibilitando antecipação das dificuldade e controle;Controle e modelagem realização de um comportamento desejável e envolvimento no processo de aprendizagem e de mudanças comportamentais.

4. Quais as principais habilidades identificadas no administrador?

R=

5. O que cultura organizacional e quais são suas principais características?

R= É a forma com que o funcinário enxerga a empresa e não a forma como ele gotaria que ela fosse. A padronização da cultura para que as filiais funcionem indenticas a matriz, ou seja, os valores da organização são suas principais características.

6. Quais fatores criam e sustentam a cultura e uma organização?

R= Seleção a qual devem-se ser selecionados pessoas com características comuns aos valores da empresa.Gestor que tem o dever de manter viva a cultura da empresa, e socialização dos funcionários para que estes aprendam a trabalhar em equipe e segundo as nomar e regras da empresa.

7. Quais são as principais teorias motivacionais?

R= Pirãmide de Maslow na qual são divididos os fatores que motivam o funcionário desde as necessidades básicas até a auto-estima, teoria X e Y de McGregor relata as características dos funcionários,que em X o trabalhador é irresposável e preguiçoso e em Y ele é responsável e ativo. Motivacional-Higiênica que divide a prirãmide de Maslow em duas partes na qual os motivicionais se referem ao emocional da pessoa e os higiênicos a tudo que que satisfaz o funcionário mas não completamente.ERG onde E significa existência na qual a pessoa se satisfaz com as necessidades básicas,R de relacionamento que a necessidade de as pessoas se socializarem e G de crescimento, ego, autoo-realização. E as necessidades aprendidas que dá ênfase na realização que é a busca pela eficácia,no poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com