TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional consiste em estudar o comportamento dentro de uma organização.

Através desse estudo, é possível diagnosticar o grau de satisfação dos indivíduos com o trabalho, podendo assim, aumentar o lucro, qualidade de trabalho e satisfação dos funcionários para a empresa.

A partir disso, a empresa incentiva aos seus colaboradores a apresentação de diferentes pontos de vista e de valores, buscando assim estratégias diferentes para o bom andamento da organização.

Na organização, podemos definir dois conceitos que são de extrema importância para ambos os lados: eficácia e eficiência.

Podemos definir a eficiência de uma empresa quando ela consegue produzir mais utilizando o menor custo de mão de obra, material e tempo, mas mantendo a mesma qualidade do produto para que o cliente não perceba a diferença. Já eficácia consiste em fazer aquilo que é necessário de maneira correta para alcançar seu objetivo. Melhor dizendo, a eficiência é a maneira de como foi feita e eficácia é o resultado do trabalho.

Mas nem sempre as duas andam juntas. Há casos em que o trabalho obtém resultados eficazes, mas não foi executado de forma eficiente. Assim como um trabalho pode ser desenvolvido de forma eficiente, mas não ter um resultado eficaz para a sociedade.

Por isso é extremamente importante que um bom administrador saiba juntar essas duas qualidades e tenha um estudo de comportamento organizacional para um bom andamento da organização.

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional trata-se de uma avaliação que busca julgar o quanto é importante um indivíduo para uma empresa. Busca o bom desempenho de ambos os lados, obtendo assim um bom resultado entre todos os funcionários motivando assim um melhor atendimento ao fornecedor.

Consiste em estudar o comportamento humano na organização, com o intuito de aumentar a produtividade e diminuir a ausência e rotatividade no trabalho. Tem por finalidade a previsão, explicação e comportamento humano, evitando assim, acontecimentos que não estavam previstos no presente/futuro da empresa.

Dentro de uma organização não pode haver diferenciação entre raças, etnias, homens e mulheres, homossexuais. Todos são iguais no ambiente de trabalho.Além de mostrar ao indivíduo que não pode haver essa divisão, também o ajuda a exercer certas habilidades, tais como liderança, comunicação, eficiência, etc.

Como o indivíduo passa a maior parte do tempo na organização, isso acaba gerando um grande impacto na sua vida. O estudo do Comportamento Organizacional ajuda a separar a vida pessoal da profissional, para que não haja problemas futuros.

O comportamento Organizacional está ligado a vários campos de estudo, como a teoria das Organizações, gestão de pessoas e administração de recursos humanos. As organizações são divididas em dois sistemas: Abertos e fechados. Segue quadro comparativo abaixo:

SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS

Empresas que não envolvem qualquer interação com o meio ambiente exterior.

Não aceita Feedback. Empresas que interagem com seu meio ambiente e seja influenciada por forças externas, ambientais ou inputs, tais como a disponibilidade de matéria-prima, mudanças tecnológicas, concorrência, mudança na escala de valores dos trabalhadores, políticas governamentais e assim por diante. Aceita receber Feedback.

CAPÍTULO 2

Essa pesquisa foi importante para analisarmos as diversas opiniões sobre a Inovação nas organizações e os efeitos destas práticas dos indivíduos dentro da organização.

Abordando 20 pessoas e apresentando um formulário da seguinte forma:

Prezado (a) Senhor (a) necessito de sua atenção para responder este formulário. Com o mesmo pretendo verificar o conceito de inovação na opinião dos entrevistados. Desde já agradeço a colaboração. As informações aqui obtidas serão de uso apenas acadêmico, preservando o anonimato dos entrevistados.

Nome:

Idade:

Profissão:

• No que consiste o conceito de inovação?

1. CAMILO DE O. BÁDUE , 27 –ARQUITETO URBANISTA

Inovar consiste em estar atento às necessidades de cada época e criar instrumentos que garantam meios para supri-la. Essas necessidades podem ser naturais,como a inovação no setor de energias renováveis, ou artificiais, como os celulares e as redes sociais. Nos dias de hoje é importante frisar que a inovação (o produto ou a ideia) não deve ter nunca o fim em si mesmo,ou seja, ela deve ser uma ferramenta atual que contribua com a sua época, mas deve também esta sempre voltada a sua própria evolução.

2. JULIANAMODESTO COSTA , 25 – FUNCIONARIA DO ESTADO

É a atualização e novidade de ações no q diz respeito o mercado de trabalho,por exemplo.

3. ALEX DOS SANTOS PEQUENO, 25-ESTUDANTE DE ENGENHARIA

Consiste na capacidade de agregar valor diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo, ou seja, ter a exploração com sucesso de novas ideias.

4. THOMAS DREYER, 31 – ENGENHEIRO

O conceito de inovar consiste em buscar ou criar as novas soluções para melhorar um objeto, processo ou mesmo um conceito. É a união entre criação, visão, novidade, aperfeiçoamento e otimização.

5. REGIANE DO PRADO VIEIRA, 30 –ASSISTENTE EM RH

A organização precisa se adaptar as novas mudanças, inovando, implantando ideias. Incentivando os funcionários para um melhor desenvolvimento em seu ambiente de trabalho, resultando em uma maior eficácia.

6. DIRCE OLIVEIRA F. SOUZA, 55 –DO LAR

É buscar a diferença para o melhor.

7. RICARDO OLIVEIRA DE SOUZA,32 –ASSISTENTE TÉCNICO EM RH

Inovar consiste em colocar em pratica ideias factíveis que se adequem com as novas expectativas de cada área de atuação, buscando sempre o fluxo de trabalho mais eficiente e eficaz.

8. MANUEL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com