TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

A TEORIA DE DANIEL GOLEMAN “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”

Para Goleman, a inteligência emocional é responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Onde as situações de trabalho são envolvidas por relacionamentos entre pessoas e que um relacionamento humano com as qualidades como: humildade, simpatia, compreensão e gentileza têm mais chances de obter sucesso.

E Goleman também, caracteriza a inteligência emocional em habilidades intrapessoais, tais como: autocontrole emocional – reconhecendo as próprias emoções e sentimentos, controle emocional – lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida e auto motivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. E habilidades interpessoais como: reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro, e habilidades em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos.

Segundo Goleman, a inteligência medida pelo QI (quociente de inteligência) é muito limitada, pessoas de QI elevado poderiam ter um desempenho menor em determinada função do que outra pessoa com um QI menos elevado. A inteligência emocional seria o ato de se autocontrolar e se automotivar, onde as emoções desencadeariam várias reações.

Mesmo sendo movida pelas emoções, a teoria de Goleman dizia que elas poderiam ser administradas, de forma que se pudesse agir da maneira correta sem haver perda de controle. Dentro dessa teoria, ele também ressalta que é preciso trabalhar o emocional do indivíduo desde a infância na relação familiar e educação escolar, a fim de estas possam ter um potencial intelectual abrangente.

APLICAÇÃO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Hoje em dia, para um melhor desempenho da organização, os colaboradores precisam saber se portar com sabedoria diante de determinadas situações e saber tratar o próximo de maneira respeitosa. Diante desses fatos o uso da inteligência emocional nas organizações é de grande importância para um ambiente de trabalho mais tranquilo.

Trabalhar em uma empresa onde o líder saiba exatamente como tratar seus colaboradores, sem dúvidas eles trarão melhores resultados e um considerável crescimento não só para eles mesmos, mas também para toda a organização.

A inteligência emocional se enquadra nesse modo de agir das pessoas, um funcionário ou um líder arrogante e mal humorado, trará insatisfação por parte dos outros colegas de trabalho, gerando assim, uma desmotivação de se encontrar naquele local de trabalho. Assim, as empresas poderiam selecionar pessoas com qualidades como: empatia, ética, honestidade, bom humor, consciência, capacidade de escutar, negociar, administrar conflitos entre outros.

Um bom líder deve ser inteligente emocionalmente e ter consciência dos seus atos, de suas responsabilidades e saber influenciar seus subordinados sem autoridade e arrogância. Aprendendo a se relacionar, inovar e agir da maneira correta, assim o crescimento pessoal e profissional do líder e de seus colaboradores será gradual, levando também a organização ao seu objetivo econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com