TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

PONTOS PRINCIPAIS:

 Motivação – De que forma se motivam os trabalhadores?

 Qualidade de vida no trabalho

Motivação – De que forma se motivam os trabalhadores?

A motivação no trabalho é um dos assuntos incontornáveis em CO. É, portanto devido à dualidade entre motivação e produtividade o interesse dos investigadores e gestores pelo tema, ou seja, com o fato de trabalhadores mais motivados serem os potencialmente mais produtivos. A principal questão é: De que forma se motivam os trabalhadores? Foram muitas as respostas tentadas nos últimos anos, sendo que, há duas variáveis que têm mais interesse: definição de objetivos e equidade.

Segundo Richard A. Cosier e Dan R. Dalton in Stoner & Freeman (1999:330), Eqüidade pode ser definida como uma relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho (como o esforço ou a habilidade) e as recompensas que recebe (como o pagamento ou a promoção) comparada com as recompensas que os outros estão recebendo por contribuições semelhantes.

Pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo sempre da compreensão das necessidades dos empregados. A gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira. A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas.

A teoria da definição de objetivos vem defender desde há muito tempo (LOCKE, 1968) a importância do estabelecimento de metas de trabalho para a melhoria dos resultados produtivos alcançados. Assim, podemos afirmar que os princípios da definição de objetivos (LOCKE e LATHAM, «A Theory of Gobal Setting and Task Perfomance», 1990) estarão satisfatoriamente validados:

- objetivos difíceis, desde que aceites, originam melhores resultados do que os objetivos fáceis;

- objetivos difíceis e específicos originam melhores resultados do que os objetivos vagos ou do tipo «faça o melhor que puder».

Conjuntamente, as teorias da equidade e da definição de objetivos poderão dar origem a um corpo teórico sólido, ou a um plano de ação voltado para a gestão da motivação nas organizações. Poderá, pois, resultar uma teoria da motivação no trabalho, com envolvimento mais vasto do que aquelas que hoje se recomendam à gestão de pessoal.

Qualidade de vida no trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho tem vindo a ser encarada como de relativa importância desde a década de 70. Este fator, não se limita apenas às intervenções habituais estratégias de intervenção (alargamento e enriquecimento de funções, direitos laborais, condições físicas, entre outras), mas incluirá também as responsabilidades da organização face à sociedade.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido uma alternativa para administradores, técnicos e pesquisadores objetivando combater os efeitos negativos do taylorismo, que envolve a preocupação com a satisfação das necessidades das pessoas e a humanização das relações de trabalho.

Segundo FERNANDES (1996: 38-39), apesar de toda a badalação em cima das novas tecnologias de produção, ferramentas de qualidade, etc. é fato facilmente constatável que mais e mais trabalhadores se queixam de uma rotina de trabalho, de uma subutilização de suas potencialidades e talentos, e de condições de trabalho inadequadas. Estes problemas ligados à insatisfação no trabalho têm conseqüências que geram um aumento do absentismo, uma diminuição do rendimento, uma rotatividade de mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com