TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

TERCEIRO DESAFIO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

7. MOTIVAÇÃO, STRESS E TRABALHO EM GRUPO

Para Chiavenato[4] (2004, p.5) ensina que “o Comportamento Oganizacional (C0) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações”.

Desse modo, O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos.

Na área da motivação nos setores financeiros e bancários a empresa trabalha utilizando o comissionamento dos prepostos, onde recebem a remuneração de acordo com a sua produção.

Neste sentido a empresa também utiliza metas, contemplando seus colaboradores ao atingi-las e cobrando destes para que as cumpra.

No comportamento organizacional tendo em vista o trabalho em grupo este se desenvolve com menos influência da administração

da empresa, onde os laços afetivos formados entre os colaboradores são o principal instrumento. Isto faz parte da política da empresa, que sempre teve como objetivo a cultura de um ambiente amistoso e agradável de trabalho, de modo que todos os colaboradores contribuem para o objetivo do exercício empresário autonomamente.

Isto se deve também sectarização do trabalho na empresa, de modo que esta não flui sem a interação entre os colaboradores, o atendente precisa da atuação eficaz do caixa, bem como o atendente do cliente de empréstimo precisa que seu bom atendimento continue no interior da loja.

A respeito da administração do stress, não há dados suficientes para avaliar este âmbito do comportamento organizacional, tendo em vista que os episódios não são corriqueiros na empresa.

Não obstante, Segundo Robbins (1999, 414 – 415)[5], as organizações podem não estar interessadas quando os funcionários passam por níveis de estresse seja ele alto ou não. Porém esta falta de interesse sustentado por muito tempo pode gerar diminuição no desempenho do funcionário, exigindo assim uma ação da empresa que na verdade deveria ter sido tomada antes. Disto concluímos que para efetivar o potencial da empresa, a administração desta deve levar em conta a qualidade do ambiente de trabalho, e indicamos a gerente, que efetue uma pesquisa de clima organizacional, sobre a qual discorreremos a seguir.

8. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

A empresa em questão nunca realizou nenhuma pesquisa de clima organizacional. Indicamos a administração da empresa que a efetue, pois consideramos que a preocupação com o clima

é tão importante que deve ser meta de qualquer gerente de pessoas. Um bom clima é um investimento para a empresa. Diminui absenteísmo, melhora o trabalho em equipe, valoriza o trabalho das pessoas, diminui turnover, aumenta a participação, propicia clima inovador, melhora produtividade, valoriza a empresa, gera valor, enfim. Os benefícios são extraordinários.

O “Clima Organizacional” é mais uma ferramenta disponível para o administrador, lançar mão na construção do processo organizacional e administrativo das empresas. Essa ferramenta bem utilizada vai possibilitar à direção das empresas detectar fatores, procedimentos adotados e alguns problemas de relacionamento hierárquico e relacional que não são bem aceitos pelos seus colaboradores diretos, o que pode representar ponto de atrito e estrangulamento no processo organizacional, relacional e evolutivo das empresas.Segundo Luz (2001), “O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, conseqüentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e empresa.” Ainda segundo o Autor

“A pesquisa do Clima Organizacional pode ser considerada como um instrumento que, aplicado de forma consciente e metódica, tem condições de assegurar consistência em quase todas as mudanças empresariais que busquem eficiência, eficácia e qualidade.” Com esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com