TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

2.0. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E O MERCADO DE TRABALHO

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, ou seja, é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização. Disciplinas como psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e a ciência política também contribuem para o estudo do comportamento organizacional. Existem várias variáveis que influenciam o comportamento das pessoas: variáveis psicológicas (percepção, atitudes, aprendizagem, motivação, personalidade); variáveis fisiológicas (traços físicos e mentais); e as variáveis ambientais (infância, adolescência e classe social), e todas essas variáveis são analisadas para o estudo e entendimento do comportamento humano.

Antigamente não havia tantas mudanças nas organizações, pelo menos não no nível operacional, já que as decisões e outros problemas eram resolvidos pela administração da empresa, então esses funcionários nem sempre sabiam realmente o que estava acontecendo na empresa em que trabalhavam, executavam apenas seu trabalho, que era muitas vezes um trabalho repetitivo, onde cada um tinha sua função dentro da empresa, que era produzir para aumentar a produtividade, e assim foi durante muito tempo. Mas as mudanças existem, é algo inevitável e as organizações devem se adequar a essas mudanças se quiserem se manter no mercado, então ela deve alterar suas estruturas e fazer novas projeções, e com essas mudanças o comportamento organizacional será influenciado em todos níveis da organização.

Segundo Sabbag (20007) “Nas organizações inovar, transformar, mudar e renovar é o modo de fazer diferente”. Atualmente, para uma organização ter sucesso, precisa se adaptar as novas tecnologias e buscar sempre a inovação. O ambiente empresarial deixa nos dias de hoje de ser local para ser global, e só os mais fortes sobrevivem. A gestão empresarial deve ter a capacidade de criar vantagens competitivas, não só única, mas também de difícil replicação. A inovação por força da competitividade ou estratégia, é cada vez mais global e convergente, criando no âmbito da investigação e complexidade um novo mundo de oportunidades, que levam as empresas a serem sustentáveis a longo prazo. A investigação e desenvolvimento (I&D) podem e devem ser usadas para as indústrias desenvolverem melhores produtos, de acordo com preferências dos clientes; para as empresas de serviços melhorarem nos processos, e para de uma forma geral haver melhorias nos processos internos e organizacionais da empresa, que permitam reduções de custos e criação de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com