TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Comportamento Organizacional, apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Técnica Supervisionada, sob a orientação da professora Micheli Delboni.

SÃO PAULO

2014

RESUMO

Nesta etapa do trabalho procuramos identificar através do conceito de formação de grupos formais e informais os principais pontos negativos e positivos dentro da empresa PET GLAMOUR, tentando de forma objetiva e clara encontrar soluções que auxiliem um melhor desenvolvimento em seu ambiente de trabalho. Visando elaborar ideias e sugestões para que seus administradores consigam atingir êxitos satisfatórios que motivem a sua equipe colaboradora a trabalhar com maior eficiência. Mostrando que ao atingir um resultado satisfatório todos podem ser recompensados pelos seus esforços. Alcançando assim uma melhoria que agradem a todos que fazem parte de sua equipe.

SUMÁRIO

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO 5

2. FORMAÇÃO DE GRUPOS 5

3. TABELA DE GRUPOS FORMAIS 7

3.1 PET GLAMOUR 7

1. INTRODUÇÃO

Funcionários dentro de uma empresa se reúnem em grupos que se caracteriza por um conjunto de pessoas com objetivos em comum que condiciona uma coerência de pensamentos visando o bem estar das pessoas do conjunto como um todo, tendo como maior objetivo a melhoria em seu ambiente de trabalho e condiciona a coesão de seus membros. Para que haja um grupo interativo dentro de uma organização bastam duas condições indispensáveis. A primeira seria a existência de uma interação entre membros do grupo de maneira que a ação de cada um sirva de estimulo ao comportamento do outro e também a existência de uma estrutura, isto é, um quadro social estável.

Qualquer organização tem exigências técnicas que nascem de suas metas. A realização dessas metas requer a execução de certas tarefas e a presença de pessoas que as executem.

2. FORMAÇÃO DE GRUPOS

Como resultado das exigências que surgem dentro de uma organização, a maioria dos empregados participará de determinado grupo, por causa do cargo que ocupado dentro de uma organização por esse motivo podemos encontrar dentro da mesma, dois tipos de grupos são eles:

Os grupos formais que adotam dentro das empresas uma estrutura planejada e que formalmente é representada em alguns aspectos em organogramas.

Nessa fase a definição de suas atribuições se torna mais criteriosa, ou seja, aqui a estrutura formal pode alcançar proporções imensas.

No desenvolvimento da estrutura formal devem-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.

Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:

 Focar os objetivos estabelecidos pela empresa;

 Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos;

 Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar;

 Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas.

Os componentes chaves para o bom funcionamento dessa formalidade são:

 Sistema de Responsabilidade que é constituído pela departamentalização, especialização;

 Sistema de Autoridade que nada mais é que a distribuição de poder;

 Sistema de Comunicação que é a interação entre todas as unidades da empresa;

 Sistema de Decisão que é o ato de poder entender, e poder definir e decidir uma ação solicitada.

Uma estrutura organizacional se resume, simplesmente, em um organograma, que é um desenho gráfico onde mostra cada integrante de uma empresa se delegando a uma área especifica.

Já os grupos informais consistem numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória. Hoje, em qualquer tipo de empresa, existem grupos informais. É errado pensar na hipótese de que grupos informais apenas se formam dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com