TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PROF. JAIME

ALUNOS: MARCOS P. PONTES DE OLIVEIRA

MATHEUS RAISER

TRABALHO DE VISITA TÉCNICA

Escolhemos para nosso estudo uma empresa do ramo de serviços veiculares, que especificamente trabalha com escapamentos, proteção de Carter, sistemas de reboque e carretinhas.

Devido à incompatibilidade de horários para uma visita mais detalhada, analisamos a oficina como um todo, desde o trabalho de manutenção de escapamentos, que expõe o trabalhador aos gases nocivos, até a utilização de máquinas sem o devido equipamento de proteção.

A EMPRESA

A empresa conta com uma área externa, para manutenção dos carros, e uma área interna, onde são feitas manutenções de peças e depósito. A parte externa possui dois elevadores em cada lado, um quadro de ferramentas fixado na parede, todas bem organizadas e de fácil acesso aos trabalhadores, em um espaço adequado para a realização dos serviços.

Na parte interna, são alocadas as peças provenientes dos carros, em sua grande maioria escapamentos com defeito, e duas máquinas elétricas: Uma serra Policorte e um Esmeril.

Levando em consideração esses dois ambientes, constatamos algumas irregularidades e alguns riscos que enquadramos de acordo com a classificação existente de agentes de riscos dentro do ambiente de trabalho.

AGENTES FÍSICOS

RUÍDOS – A serra Policorte produz um ruído alto, agravado pelo tamanho da sala onde é utilizada, aproximadamente 6m². Também

pelo fato de duas paredes serem de madeira, que dificultam a propagação do som. Dentre os sintomas de estar exposto aos ruídos excessivos, estão o cansaço, a irritação e diminuição da audição.

CALOR – Ainda na parte interna, a mesma sala apresenta uma temperatura elevada, sendo amenizada pela abertura de um portão de alumínio que serve como uma de suas paredes. O calor excessivo pode trazer taquicardias e fadiga térmica.

AGENTES QUIMICOS

GASES – Os escapamentos de carro emitem poluentes dos quais podemos destacar: o monóxido de carbono (CO); dióxido de carbono (CO2); dióxido de enxofre (SO2) dentre outras partículas. Estes gases, nocivos para o ser humano e para o ambiente, entram pela via respiratória e chegam à corrente sanguínea, provocando dores de cabeça e dificuldades respiratórias.

FUMOS – Devido ao uso de soldagem de alguns materiais, resultam destes fumos metálicos. Os fumos podem trazer doenças pulmonares e intoxicação específicas de acordo com o metal.

RISCOS DE ACIDENTE

ARRANJO FÍSICO – O espaço restrito faz com que os materiais armazenados se amontoem junto às máquinas, deixando uma área insuficiente para o trabalho de forma adequada e segura.

FALTA DE ILUMINAÇÃO – A iluminação artificial do ambiente é muito ruim, pouco ajudada pela luz natural.

RISCO DE INCÊNDIOS – Pela carga de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com