TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (definição do grupo): é uma área da Administração que busca avaliar os impactos de um indivíduo dentro da empresa, sendo assim é o estudo do comportamento humano voltado ás ações e atitudes das pessoas dentro da corporação. Sua função é modelar o comportamento dos membros dentro da empresa auxiliando na produtividade, interação em grupo e empenho para superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e etc, com a finalidade de redução de absenteísmo e rotatividade dentro da empresa e, contudo, promover a cidadania organizacional.

O comportamento organizacional agirá na empresa como uma espécie de controle do comportamento humano, onde ele irá analisar os fatos, razões que à medida do tempo vão acontecendo no intuito de auxiliar da melhor forma a resolução de problemas.

Os critérios utilizados serão:

Explicação: analise das causas ou razões que foram decisórias para o acontecimento de fenômenos ou fatos

Previsão: analise de eventos futuros onde os resultados deverão ser alcançados de maneira especifica.

Controle: representa o objetivo controverso onde há uma dificuldade em monitorar o comportamento humano onde é parte integrante das organizações. Ela contribui valiosamente para o comportamento organizacional em que esta conduta é levada para o trabalho gerando eficácia.

O comportamento organizacional também apresenta oportunidades que devem levar – se em consideração, que são:

• Aumento da produtividade e qualidade dos produtos fornecidos por uma empresa com foco na satisfação do cliente

• Melhoria nas habilidades humanas tais como: motivação, treinamento, satisfação com trabalho, comunicação eficiente etc.

• Administra a diversidade no ambiente de trabalho onde é um dos desafios mais abrangentes que se diz respeito á mistura de raças (branco, pardo, negro etc) assim como sexual (heterossexuais / homossexuais).

• Melhoria do comportamento ético: elaboração de um ambiente de trabalho ético e saudável á todos que vivem nele para que o trabalho seja realizado com comprometimento e produtividade reduzindo ao mínimo a ambiguidade em relação aos comportamentos certos e errados.

• Equilíbrio entre a vida organizacional e pessoal: atenuar a confusão da vida pessoal e profissional. Teletrabalho, maior flexibilidade para organizar os assuntos profissionais dos pessoais, tudo isso com base em orientação que irá auxiliar o profissional a enfrentar estes conflitos.

Definição de Comportamento Organizacional na visão de CARAVANTES R. Geraldo, KLOECKNER C. Mônica e CARAVANTES B. Claúdia.

O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais.

A Psicologia ajuda os praticantes de CO a compreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos. As teorias psicossociais explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e a avaliação de desempenho.

A Sociologia afeta o CO especialmente no nível macro: o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança. A Antropologia contribui para uma análise cultural do conflito.

Por fim, a Ciência Política contribui especialmente para um melhor entendimento do poder; como este se distribui na organização.

Definição de Comportamento Organizacional na visão de ROBBINS P. Stephen

A disciplina Comportamento Organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com