TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.090 Palavras (17 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância- Senhor do Bonfim-BA

Ciências Contábeis - I Semestre- Comportamento Organizacional

Emanuela da S. Vitor RA: 425707

Eliana Alves do Nascimento RA: 435250

Polyanna da S. Torres RA: 416877

Tiago Alves da Silva RA: 431512

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professora EAD: Ma. Yaeko Ozaki

SENHOR DO BONFIM/BA

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca-se compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.

Duas delas são a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um individuo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.

As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos produtos, boa aceitação do público, satisfação de clientes etc.

Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.

CAPÍTULO 1

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais. Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais.

Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.

Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos.

Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.

Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a parte de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção as chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos.

Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.

Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.

Papéis dos executivos são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação.

Rotineiras de natureza legal ou social, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios e inesperados, habilidades dos executivos.

Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.

Tanto Robbins e Geraldo têm as mesmas definições e terminam seus estudos baseados em psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.

Seus desafios são:

* Globalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com