TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD Yaeko Ozaki

Cleber Marcondes Pinto – 6787416546

Everton Leite da Silva – 6787379015

Geisa Fabiana de Lima Cândida – 6795447903

Olga Carolina Marcondes – 6787376670

Taline Ananda Pereira Cencio – 6786376002

Taubaté / SP

2013

Cleber Marcondes Pinto - 6787416546

Everton Leite da Silva - 6787379015

Geisa Fabiana de Lima Cândida - 6795447903

Olga Carolina Marcondes – 6787376670

Taline Ananda Pereira Cencio – 6786376002

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD

Professor tutor presencial Rubens Romero

Professora tutora a distância: Andréa L. Ahlert

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Taubaté /SP

2013

1. INTRODUÇÃO

Com os meios de inovação e tecnologia as organizações devem acompanhar a constante evolução que acontece no mundo moderno, atuando de modo produtivo e garantindo resultados econômicos positivos, que tragam melhorias e sucesso na produtividade.

A base do sucesso de uma empresa e saber explorar a negociação entre seus funcionários e incentivá-los a capacitação e renovação de conhecimentos, a fim de buscar um resultado no desempenho dos colaboradores, e que venham desenvolver sua função da melhor forma possível, se destacando em relação a outras empresas que não buscam inovação como um passo de progresso na área de gestão ou em qualquer outra profissão.

Quando a equipe trabalha corretamente e fala a mesma linguagem, tem de a levar a empresa a patamares diferenciais no mercado, se juntam e compartilham pensamentos, agilidades e conhecimentos, buscando atingir metas e visam o sucesso, chama-se equipe. Numa equipe é necessário ter um líder que deve ser capaz de orientar e mostrar caminhos para resolver problemas planejar propostas e conquistar sucesso.

Nesta pesquisa, procuramos mostrar conceitos de Comportamento Organizacional,e os fatores que interferem nas relações dentro das organizações. É importante para os gestores conhecerem e entenderem a finalidade do comportamento humano para melhor andamento no processo de atingir seu objetivo, realizando as atividades com eficiência e eficácia

ETAPA1 - PASSO 1- CAPITULO 1 - DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

“Comportamento Organizacional estuda a estrutura, desde o funcionamento e ao desempenho do comportamento humano, ações e atitudes de indivíduos, grupos e organizações.” (fonte: Wikipédia) E tem como finalidade analisar, prever e controlar esse comportamento, na intenção de alcançar objetivo satisfatório. Resumindo, podemos dizer que comportamento organizacional é o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e sobre o comportamento que afeta o desempenho destas organizações.

Motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e são tópicos que abrangem no comportamento organizacional de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento." Dubrin.

“Comportamento Organizacional é um campo de estudos voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.” Wagner III.

“Comportamento Organizacional é um campo interdisciplinar dedicado a melhor compreensão e gestão de pessoas no trabalho e, por definição, é orientado, tanto para a pesquisa quanto para a aplicação”. Kinicki.

“Comportamento organizacional é o conjunto conhecimento sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos de vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano”. Casado.

ETAPA1 - PASSO 2.- QUADRO COMPARATIVO DOS TIPOS DE SISTEMAS DE CO:

SISTEMAS ABERTOS

*Apresenta relação de intercambio com o meio ambiente, através de entradas e saídas (feedback)

*São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio ambiente.

*O sistema é visto como um todo.

*Exemplo: podemos citar o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

SISTEMAS FECHADOS

*Não apresenta intercambio com o meio ambiente, ou seja, não recebe nem um recurso externo.

*Não produzem nada que seja enviado para fora.

*Visualiza somente aquilo que acontece dentro da organização.

*O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico.

*Exemplo: a matemática, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, sempre 1+1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com