TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa nº 1

O Comportamento Organizacional é uma área da Administração que consiste no estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores no ambiente de trabalho; é tudo aquilo que está interligado, sobretudo o efeito dos indivíduos sobre a organização, no que tange a sua efetividade impulsionando o crescimento de uma empresa através da melhoria no ambiente, na diminuição de indicadores ruins e no aumento da produtividade.

Os problemas de nossa época não podem ser entendidos de forma isolada, e sim como um todo e o pensamento sistêmico é uma nova forma de percepção dessa realidade, pois reflete a necessidade de uma nova visão sobre a pessoa humana, o conhecimento e a educação, entendendo que todas as partes de um problema estão interligadas formando uma única coisa.

Na prática, Pensamento Sistêmico leva uma pessoa a avaliar os acontecimentos ao seu redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Isso diz respeito aos aspectos pessoais, profissionais e econômicos do ser humano.

Como tudo ao nosso redor, existem constantes transformações dentro de um contexto empresarial e elas são necessárias para o crescimento, melhoria e inovação. No mundo globalizado as informações chegam rápido impulsionando essas mudanças e todos querem superar seus concorrentes e seus próprios limites.

A partir do momento que inovar é necessário precisamos nos estruturar e contar com o apoio da liderança, pois através do conceito que ele tem dessa mudança é que fará com que ela seja positiva, isto porque o perfil dos líderes influencia nas mudanças de forma significativa já que o sucesso dependerá também do relacionamento e da sua postura para com todos os envolvidos. O mesmo deve ter a capacidade de ação e analisar as prioridades e com quais colaboradores deve contar e também passar motivação e mostrar a equipe quais vantagens terão nessa mudança para que todos se motivem e cooperem.

Como as alterações interferem na forma de trabalhar, toda a equipe deve ter suporte e comunicação acerca do assunto o que é primordial em todas as áreas para que os envolvidos possam se preparar, pois há aqueles que são mais resistentes as mudanças por receio ou por temerem sair de sua zona de conforto.

Os avanços tecnológicos forçam as mudanças e dentro de uma organização ela é sentida através do comportamento organizacional, pois hoje os colaboradores precisam ser dinâmicos, criativos e inovadores já que com a tecnologia não se requer tanto o serviço braçal. A globalização também tem grande peso nessas transformações e hoje há uma certa diferença em relação á cultura, usos e costumes, e isso vem mudando a forma como as pessoas se relacionam dentro da empresa e algumas empresas mais antigas não se adaptam as mudanças e assim perdem pessoas importantes e talentosas que anseiam por inovação e crescimento e não querem ficar em uma empresa estagnada.

A busca pela satisfação dos seus trabalhadores é o caminho para a maior produtividade da empresa. Compreender o comportamento organizacional é o início da boa gestão!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com