TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Robins

Monografias: Comportamento Organizacional Robins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

BULIMIA

Cada dia surgem mais casos de adolescentes que aprendem sobre o processo bulímico, pois observam ou ficam sabendo através de suas amigas e acabam também praticando. Pode haver, de fato, muito mais casos além dos que são detectados, pois, pela aparência externa, nem sempre são reconhecidos (como acontece com a anorexia nervosa), e assim o transtorno não é diagnosticado.

Embora o problema possa também aparecer em rapazes, o perfil típico da pessoa que sofre de bulimia é o de uma adolescente ou mulher jovem que:

Sofre o desejo incontrolado de comer muito de uma só vez. Nessas ocorrências, costuma ingerir comida muito calórica e numa quantidade maior do que a maioria das pessoas consumiria. Faz refeições variadas, frituras, ricota, queijo, pastel, chocolate, etc., sentindo-se incapaz de parar de comer até se sentir saciada.

Apresenta condutas inadequadas, tentando não engordar. O método mais comum (80% a 90% das vezes) é provocar vômito após a refeição. Outras formas são doses exageradas de laxantes, diuréticos, lavagem intestinal ou exercício físico excessivo e compulsivo.

Avalia seu peso e aparência de modo irreal. Por exemplo: pode estar com o peso um pouco acima do normal, e por isso se sente obesa e desproporcional.

Sofre pelo menos duas ocorrências por semana durante três meses. O processo bulímico não é limitado a ocasiões esporádicas, mas é regular e prolongado.

Os seguintes conselhos têm duplo aspecto: o interno (focalizado no pensamento) e o externo (focalizado na conduta e no ambiente em que a pessoa vive), e também podem ser úteis aos que já sofrem de bulimia.

Atuação interna (pensamentos)

Não se desvalorize. Procure não diminuir sua autoestima. Reconheça seus pontos fortes e tenha metas moderadas para melhorar seus pontos fracos.

Lembre-se de que os outros também têm problemas, mas você não os conhece.

Não se culpe excessivamente. A culpa (por comer em excesso) é normal, e não precisa ficar se torturando por isso. Simplesmente, faça um plano racional para evitar essa tendência, tendo como exemplo o item seguinte.

Decida antecipadamente o que vai comer. Antes de começar a comer, decida o que deseja e a quantidade (escolha uma dieta saudável e moderada). Procure imaginar que essa é a porção adequada e que não há repetição. Assim será mais fácil comer o necessário e não será preciso vomitar (ou usar outro método).

Atuação externa (conduta e ambiente)

Escolha boas companhias. Procure se relacionar com pessoas sadias. Evite aquelas que só dão valor ao físico ou usam métodos inadequados para emagrecer. Será difícil mudar suas amizades, mas, no fim você ficará satisfeito(a).

Fuja de situações de muito estresse. O ato de comer em excesso, seguido de vômito, costuma ocorrer em momentos de frustração ou desânimo. Enfrente essas situações. Coloque em dia seus estudos ou trabalho para não sofrer tensões excessivas.

Coma racionalmente. Comer em excesso lhe causará culpa e o desejo de provocar o vômito. Procure

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com