TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento humano para Skinner

Ensaio: Comportamento humano para Skinner. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Ensaio  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

1. Como se opera o controle do comportamento humano para Skinner?

R. O comportamento operante opera sobre o mundo quer direta ou indiretamente, e caracteriza a maioria das nossas interações com o ambiente. Para Skinner o comportamento operante pode ser modificado e ate mesmo extinto de acordo com os estímulos que reforçarão a conduta (estimulo positivo), ou fará com que essa conduta seja diminuída ou ate extinta (estimulo negativo).

2. Em nossa realidade de educação o aprendizado está ineficaz, os alunos saem da escola sem mesmo escrever direito. Diferencie alguns dos métodos que poderiam auxiliar numa melhora.

R. No Behaviorismo seria usado o método de reforço para um melhor aproveitamento do aprendizado, porém, o resultado seria um condicionamento para os alunos, em consequência para o povo.

Na Gestalt seria analisado como os alunos estariam se apresentando, o motivo pelo qual os alunos não estavam aprendendo, permitindo uma compreensão da situação(boa forma), e a partir do resultado buscar solução para a resolução do problema.

3. A Gestalt foi desenvolvida como forma de estudo de comportamento considerando o indivíduo em sua totalidade física, mental e psíquica, interagindo constantemente com o meio, e é através desse contato que o individuo desenvolve um comportamento saudável, quando em sua vida as situações foram claras e resolvidas (insight), ou problemático, quando em sua vida viveu situações mal resolvidas afetando a sua vida no “agora”. De que maneira a Gestalt traria uma mudança de comportamento ao individuo com comportamento problemático?

R. A Gestalt traria a esse individuo novas maneiras de encarar a vida, que há possibilidade de novas escolhas, enfrentando seu passado, assumindo sua maneira de ser, e a partir dai, novas escolhas, respeitando seus limites e fazendo o melhor para aquele momento (boa forma), pois para a Gestalt o processo humano está sempre em desenvolvimento.

4. Dentro da psicanalise qual o método utilizado para que seja investigado o sintoma individual ou social que esta sendo apresentado? Justifique sua resposta?

R. O método utilizado pela psicanalise para se chegar à causa do problema é o interpretativo, sendo feito através da analise e da interpretação dos sonhos, associações livres, esquecimentos etc.

Para cada individuo a palavra, o símbolo, a expressão terá um significado próprio e a sua própria historia de vida.

5. Considerando a situação de violência que predomina a sociedade, você tem medo de sair de casa, de andar pelas ruas, porém a necessidade de trabalhar, estudar, etc., te faz vencer esse medo. Qual mecanismo psíquico é acionado em sua mente e de que maneira opera?

R. É o mecanismo de defesa através da racionalização que procura encontrar bases racionais para atitudes e comportamento com origem emocional.

Quando há equilíbrio entre o id (inconsciente) e o superego (razão) é o sinal que nosso sistema de proteção esta em plena eficácia.

6. Para Erich Fromm a construção da personalidade baseia-se nas necessidades básicas do individuo, porem as manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com