TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO OPERANTE E COMPORTAMENTO REFLEXO

Por:   •  1/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO- 2 ºANO CN

 

 Aluna: Fernanda Carvalho Soares.                                        DATA:04/05

Atividade 1- Conceitue: Comportamento operante e Comportamento reflexo.

O comportamento operante é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma conseqüência para esse comportamento.                                                                                                                  O comportamento reflexo foi elaborado em um estudo de três fases para medir a salivação em cães.                                                                                                  

A primeira fase consistia em apresentar pedaços de carne aos cães e medir a quantidade de saliva que era depositada em pequenos tubos de ensaio colocados na região da boca dos animais. O cientista verificou que na ocasião em que o cão recebia alimento, a secreção salivar era abundante, um reflexo que é natural nesse animal.                                           A segunda fase do experimento Pavlov utilizou uma ferramenta denominada: Método de Pareamento, que consistia em tocar uma campainha antes de oferecer o alimento ao animal.                                                                                                                                Na fase final do estudo, depois de parear várias vezes os estímulos, Pavlov passou a tocar apenas a campainha, sem a entrega do alimento ao cão. Como resultado se percebeu que o cão também salivar abundantemente ao ouvir apenas o som da campainha. O cão relacionou os dois estímulos apresentando o que se denominou de reflexo condicionado.

 

Assista o Filme: Cisne Negro.

Atividade 2 -Descreva os aspectos do condicionamento,dos métodos, utilizados pelo professor no filme,e como isso afeta os alunos.

 O aspecto do cotidiano utilizado pelo professor no filme é a punição positiva, o método de ensino do professor é pouco convencional: usando de uma pressão desmedida, ele exige de Nina nada menos do que a perfeição técnica para ela conseguir substituir a primeira bailarina que irá aposentar, a  mesmo que para isso ela tenha que se dedicar dia e noite sem descanso, chegando até alterar seu juízo. Envolvida nesse pensamento supremos de perfeição, Nina começa a ter ilusões e alucinações. Nina vive tão intensamente o dilema entre os cisnes branco e negro que começa a não conseguir diferenciá-los da realidade, conforme vai melhorando o seu desempenho como cisne negro, ela vai liberando-se de toda a opressão que sofria dela mesma e de sua mãe, tornando-se uma mulher mais segura, sensual e que fará qualquer coisa para ser perfeita em seu papel de rainha do cisne. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com