TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Artigo: Comunicação Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

É importante ser um bom comunicador saber distinguir o que é pessoal e o que é profissional. E para o profissional ter essa distinção deve estudar e tem bons conhecimentos sobre os processos sob sua responsabilidade. Só através do conhecimento e da experiência o mesmo adquirirá bons resultados através da comunicação.

É necessário avaliar periodicamente, quer seja como emissor ou como receptor o repertório utilizado, com o objetivo de alcançar sempre melhores resultados através da comunicação utilizada.

Os principais problemas encontrados nas empresas têm como principal causa um sistema de comunicação não muito bem definido. O sistema de comunicação de uma determinada organização se levando em consideração os componentes que envolvem os quatros níveis da comunicação apresentados, terá maiores chances de obter os resultados esperados, pois evitará os possíveis desvios, que dificultem o alcance dos objetivos estabelecidos.

Na organização independente da sua estrutura organizacional ou de segmento, o administrador tem que utilizar varios recursos oferecidos pela comunicação para alcançar os seus pbjetivos e compreender determinadas situações. Ele deve conhecer o modo de agir e pensar, as necessidades de seus clientes (internos e externos). Mesmo sendo uma empresa única, ela pode, com o tempo, aperfeiçoar a forma de lidar com seus publicos. A empresa não deve agir de acordo com o que cada cliente pensa, mas de acordo com o que cada grupo necessita.

Existem várias ferramentas na comunicação que são utilizadas para identificar e atender as necessidades dos clientes de uma determinada organização. Essas ferramentas constituem a comunicação organizacional.

“ A comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de cordenações responsavel pelas pesquisas, as estratégias, as táticas, as politicas, as normas, os metodos, os processos, os canais, os fluxos, os niveis, os programas, os planos, os projetos, tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e um identidade organizacional”. (REGO, 1986, P. 105)

A Comunicação Organizacional é composta por: Comunicação Institucional (Relações Publicas) ; Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing).

Podemos então compreender que a comunicação Organizacional identifica e integra os diferentes tipos de comunicação, possibilitando a unificação de processos comunicacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com