TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Gestalticos

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  122 Visualizações

CONCEITOS GESTALTICOS

Totalidade: A Gestalt considera que não se pode analisar o sujeito dividido em partes, mas sim enquanto constituindo um todo, focando sempre nessa totalidade.

Consciência: A Gestalt considera que o eu (self) é consciente, se contrapondo, por exemplo, as teorias psicanalíticas. Ela retoma o conceito de ser-no-mundo da fenomenologia, considerando esse eu como sempre lançado numa realidade e em constante interação com o ambiente.

Contato: Seria esse encontro carregado de significado, de mudança plena de vida que está, junto aos dois conceitos anteriores, no tripé fundamental da Gestalt-Terapia. O contato é um conceito fundamental para que o Gestalt-terapeuta possa compreender a sua relação com o seu cliente. Temos a partir deste um outro conceito que é a “Fronteira de Contato”, que seria esse encontro entre o eu e outro.

Aqui e Agora: Ao Gestalt-Terapeuta lhe interessa as coisas que acontecem no aqui e agora, evocando fatos passados apenas para trabalhar com as informações que o cliente lhe traz no momento.

Figura-fundo: A figura seria o objeto para o qual focamos a nossa percepção e o fundo seria tudo aquilo que está como segundo plano dessa figura que se destaca. É importante atentar para esses conceitos para se trabalhar as questões da vida subjetiva do sujeito com base aos elementos desta que se configuram enquanto figuras e as que se configuram enquanto fundo.

Adasd ASAS Ada adas ADSAD sdsad Asda aHSGags Ugyagdud igAUSS IayugduySAG Iadui hiUSHS OEUFHUEI HOSODIAHID DWODHD HOWIHDHW HEIHDIUEQHD iwoeiof iojwejw kjdkd oqjwdqi odwjd hioehd oehdue oiedioed oediwhjhoiwefie oiwejf ohwehf oiwjefj oweifieh

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com