TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo: A construção do conhecimento segundo Piaget

Por:   •  27/2/2016  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Quando uma mulher engravida, muitas especulações são feitas acerca da herança genética do bebê: "Terá os olhos do pai? O queijo da mãe?". No entanto, acerca do intelecto da criança, não se ouvem muitos palpites. Seria a inteligência e herdada ou adquirida? Essa questão foi objeto de estudo de Piaget.

Para Jean Piaget, as funções do processo de adquirir conhecimento estão ligadas ao material orgânico do indivíduo, no entanto, este material não determina o funcionamento das atividades cognitivas. O biólogo mencionado afirmou que " o sistema nervoso é o instrumento da inteligência ". 

Pesquisas apontaram que o objeto de conhecimento é um fragmento de cultura a ser reconstruído. Neste sentido, os estímulos ambientais oferecidos ao sujeito são essenciais para tal reconstrução. Dizemos reconstrução porque, de acordo com as ideias de Piaget, o sujeito reconstrói o conhecimento por dois fatores. O primeiro refere-se ao fato de ter construído sobre uma coisa anterior (relação entre as estruturas intelectuais e orgânicas). O segundo fator refere-se ao fato de o sujeito construir o que já foi construído por outros. A tese defendida por Piaget de que o conhecimento não se origina nem dos objetos, nem do sujeito, mas da interação entre os dois e que a lógica não é inata mas se desenvolve gradualmente, foi um marco no âmbito educacional. "As estruturas não estão pré formadas dentro do sujeito, mas constroem se a medida das necessidades e das situações." (PIAGET, 1978).

Piaget observou que a criança, desde bem pequena, vai construindo aos poucos as estruturas cognitivas. De acordo com ele, muitos fatores são essenciais para o desenvolvimento da inteligência, dentre eles: a maturação orgânica, a experiência, a influência do meio social que enriquece as estruturas cognitivas e o mecanismo interno de passagem de um patamar a outro que Piaget chamou de equilibração.

Por enxergar a criança como um sujeito ativo que assimilar objetos e possui rica capacidade de construção de conhecimentos e por supor que o professor interfira adequadamente nas relações mencionadas a fim de que a criança evolua, o construtivismo é a linha educacional mas seguida pelas instituições de ensino atuais.

Referências bibliográficas: 

GARCIA, Sônia Maria dos Santos. A construção do conhecimento segundo Piaget. Ensino em re-vista, 6, 1998. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com