TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Do Conhecimento

Exames: Construção Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade referente a aula 01 e 02 (postagem na aula 01)

1) Explique como é a construção do conhecimento para Jean Piaget, e explique também como Vygotsky acredita que ocorre o desenvolvimento humano.

A partir de seus estudos, Piaget e seus colaboradores, concluíram que ao longo do processo de desenvolvimento, as pessoas apresentam estruturas cognitivas qualitativamente diferentes. Do nascimento a idade adulta o ser humano passa por estágios. Cada estágio apresenta alguns traços do estágio anterior, apesar das características que lhe são peculiares.

Todas as estruturas construídas num estágio serão organizadas na construção dos estágios seguintes. A ordem de sucessão desses estágios é constante. As idades em que são atingidos podem variar em função de vários fatores relacionados ao meio cultural em que a criança vive.

No desenvolvimento lógico, podemos distinguir quatro estágios; o estágio sensório-motor, estágio pré-operacional, estágio das operações concretas e o estágio das operações formais.

No estágio sensório-motor, que vai desde o nascimento até aproximadamente os dois anos, Piaget situa a origem de um comportamento inteligente, porém essa inteligência é essencialmente prática. Na primeira fase deste estágio a criança age puramente por reflexo e vai evoluindo passando pela formação dos primeiros hábitos. Ainda dentro deste estágio a criança para, observa e dá a resposta.

O segundo estágio, chamado de pré-operacional, ocorre aproximadamente dos 2 até cerca de 7 anos. Neste estágio os processos mentais são ativos, mas pela primeira vez, são reflexivos. Na primeira fase predomina o raciocínio, baseado em relações analógicas, que se orientam do particular para o particular. As crianças não conseguem sintetizar e justapõem os componentes do raciocínio.

Neste estágio a criança não compreende que a quantidade é algo que não se altera quando alteramos a forma em que os objetos estão dispostos. Não percebe que um todo dividido em partes é sempre maior que cada uma das partes. Ao transformar alguma coisa, ela não considera mais o que existia antes da transformação.

Outra característica deste estágio é o egocentrismo. Uma conseqüência deste egocentrismo é a incapacidade da criança de comparar seu ponto de vista com outros e o coordenar com estes. Outra dificuldade é a criança não achar necessário justificar seu raciocínio. O pensamento pré-operacional, não se desenvolve com sinais abstratos, mas sim a partir de imagens concretas.

No estágio das operações concretas, que vai dos sete aos onze/doze anos, o desenvolvimento intelectual se dará de maneira lógica e coerente. A criança é capaz de modificar uma ordem em que os objetos estão colocados, e voltar a ordená-los como estavam antes da mudança. Porém essa reversibilidade se dá somente nos objetos e não em hipóteses.

A criança passa a conservar quantidades, é capaz de classificar objetos de acordo com uma ou várias características comuns. Ela consegue seriar elementos segundo as grandezas crescentes ou decrescentes e concluir sobre as relações entre eles.

Neste estágio a criança torna-se capaz de cooperação e de uma vida em comum. Há uma descentralização do egocentrismo. Este estágio é marcado pela passagem da intuição à operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com